Cerca de 12 mil pessoas já correram nas etapas da Santander Track&Field Run Series nesse ano em aeroportos administrados pela Motiva
Mais de 3 mil participantes são esperados na etapa Londrina da Santander Track&Field Run Series, que será realizada na madrugada do dia 19 de outubro, na pista do Aeroporto de Londrina. Haverá percursos de 4km e 8 km, com abertura da arena à meia-noite e largada a partir das 2h (confira o cronograma abaixo).
Cerca de 12 mil pessoas já participaram das cinco etapas da Santander Track&Field Run Series nos aeroportos de Joinville (SC), Teresina (PI), Palmas (TO), São Luís (MA) e Goiânia (GO). A etapa Londrina será a primeira de 2025 nos aeroportos do Paraná administrados pela Motiva, seguida da etapa de encerramento, no Aeroporto Afonso Pena, dia 30 de novembro.
“É desafiador e empolgante organizar a corrida em uma área altamente controlada como o aeroporto. Toda a nossa equipe está envolvida, do safety a operações, para que os participantes tenham a melhor experiência nessa prova”, declara a gerente do Aeroporto de Londrina, Daiane Persicotti.
Cuidado e segurança
O aeroporto está em preparação para a corrida e também para a diversão dos mais de 3 mil participantes, com apresentação musical e exposição de aeronaves. Ao todo, serão mais de quatro horas de atividades.
Sérgio Nagafuchi, analista de Safety do Aeroporto de Londrina, conta que foram realizadas reuniões e visitas a campo, juntamente à equipe da Track&Field, para alinhamentos de segurança operacional, análise do local de montagem da arena, trajeto da corrida, pontos de acesso, localização dos equipamentos e possíveis impactos.
“A partir daí foram elaborados relatórios de impacto e procedimentos de segurança, além do chamado NOTAM (Notice to Airmen – Notificação ao Aeronavegante), informando às autoridades aeroportuárias e de controle do tráfego aéreo que o Aeroporto estará fechado entre 1h e 5h para realização da corrida”, detalha.
Cuidado com resíduos
Um dos maiores pontos de atenção da equipe do Aeroporto de Londrina será o descarte na pista de objetos que podem se tornar F.O.D. (Foreign Object Debris), resíduos que podem colocar em risco as operações de pouso e decolagem após a reabertura do aeroporto.
“Haverá mensagem no sistema de som do evento alertando sobre o cuidado com objetos durante a corrida, para que esses não venham a se tornar F.O.D, e, após a desmontagem do circuito de corrida, será realizada uma varredura na pista, a fim de recolher possíveis resíduos”, detalha Nagafuchi.
Fique atento a itens permitidos e proibidos na área da corrida: https://docs.google.com/document/d/1c5TjTgpQW2p-VpVB2ehtW5LppY9nS6CqcIY24XSH808/edit?usp=sharing