Americano será 1º adversário do LEC na Copa do Brasil

A equipe principal do Londrina Esporte Clube começa a disputa da Copa do Brasil de 2019 contra o Americano, de Campo dos Goytacazes, do Rio de Janeiro. A partida da primeira fase está prevista para ser realizada no norte fluminense. A data da partida ainda será definida pela entidade.
O jogo pode ocorrer no dia 6 ou 13 de fevereiro, em local ainda a ser definido. Desde a demolição do tradicional Estádio Godofredo Cruz, que inclusive já recebeu jogos do Londrina na Série A e B nacional, o time do RJ tem atuado no Estádio Ferreirão (Antônio Ferreira de Medeiros), em Cardoso Moreira – cidade vizinha.  Uma outra possibilidade é o jogo ser realizado no Estádio Aryzão (Ary de Oliveira e Souza), em Campos dos Goytacazes, do rival Goytacaz FC.
Será o primeiro encontro de alvicelestes e alvinegros na história da Copa do Brasil. Mas as duas equipes já se enfrentaram em outras competições nacionais. Uma vez foi no Campeonato Brasileiro de 1977 e outras quatro na Série B nacional (2000, 2001 e 2002). O Tubarão leva vantagem, com duas vitórias. O “Mosqueteiro” venceu uma. Houve ainda dois empates.

Quem vencer no reencontro, agora pela Copa do Brasil de 2019, avança para a segunda fase. Em caso de empate, a vaga fica com o Londrina, que está mais bem colocado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Não há jogo de volta. O classificado enfrenta Itabaiana-SE ou Paraná Clube na sequência do torneio. Independentemente de quem se classificar, Londrina ou Americano fazem o segundo jogo em casa na segunda fase.

Esta será a 12ª participação do LEC na Copa do Brasil. Na melhor delas, chegou às quartas de final em 1993. Em 2018, passou pelo Real Ariquemes-RO na primeira fase e foi eliminado pelo Ceará na segunda fase. Em 33 jogos que disputou até aqui pela competição, o Tubarão conquistou 13 vitórias e seis empates.
Noventa e uma equipes vão participar da Copa do Brasil de 2019. Oitenta começam a disputa a partir da primeira fase. A competição, que começa em fevereiro, vai até novembro de 2019.
Sobre a Copa do Brasil de 2019
A Copa do Brasil de 2019 será dividida em oito fases. Na primeira delas, participam 80 clubes: os mais bem colocados dos campeonatos e copas estaduais além daqueles mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF. O Tubarão entrou justamente pelo ranking nacional, no qual é o 35º.
A primeira fase será jogo único, a ser disputado na casa da equipe com posição inferior no ranking. Quem vencer avança. Em caso de empate, classifica-se o time visitante. Não há disputa de pênaltis. Também não há critério de gol qualificado nem na primeira, nem em nenhuma outra fase da competição.
As 40 equipes classificadas vão para a segunda fase, que também será disputada em jogo único. Mas desta vez, o mando de campo já foi definido no sorteio realizado hoje na sede da CBF. É por isso que se o LEC se classificar à segunda fase já sabe que vai atuar no Estádio do Café. Diferentemente da fase anterior, em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga vai para os pênaltis.
Os jogos passam a ser de ida e de volta apenas a partir da terceira fase e assim continuam até a decisão do título. Caso houver empate na soma dos placares dos dois jogos, a decisão também vai para os pênaltis. Na terceira fase, o jogo de volta será realizado na casa da equipe com a melhor posição no ranking da CBF.
Os confrontos da quarta fase da Copa do Brasil, além dos mandos de campo dessas partidas, serão definidos por sorteio logo após o término da terceira fase.
As cinco equipes classificadas às oitavas de final se juntam a Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo, que disputam a Copa Libertadores de 2019, e a Fortaleza (campeão Brasileiro da Série B de 2018), Paysandu (campeão da Copa Verde de 2018) e Sampaio Corrêa (campeão da Copa Nordeste de 2018).
Também nas oitavas de final, os confrontos serão definidos por sorteio. Os oito classificados vão para as quartas de final, quando um novo sorteio vai definir os confrontos que vão apontar os semifinalistas. Os mandos de campo também serão definidos por sorteio nas oitavas, nas quartas, na semifinal e na final do torneio.  O campeão da Copa do Brasil de 2019 garante vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020.
Foto e informações: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *