Na segunda-feira, 8 de dezembro, o ministro do STF e do TSE, André Mendonça, estará em Londrina para participar do evento “Governança Pública e Inteligência Institucional”, onde fará a Aula Magna de encerramento. Realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) e pelo Instituto Iter, o evento – que conta com o apoio das associações de municípios Amepar, Amunop, Amunorpi, Amuvi e Amusep – terá início às 7h30, no auditório do Aurora Shopping, em Londrina.
Além do ministro, o encontro reunirá palestrantes como o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Durval Amaral, o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Diego Franco de Araújo Jurubeba, e outros especialistas de atuação reconhecida. Com foco técnico, “Governança Pública e Inteligência Institucional” é direcionado a gestores públicos, representantes de instituições de controle e apoio à gestão, além de servidores. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 350 participantes. As inscrições são gratuitas e estão abertas (vide serviço).
A programação inclui palestras e painéis sobre temas como “Eficiência e Governança na Gestão Pública”; “Parcerias entre Municípios e Fundações: Apresentação de Casos & Soluções”; e “A Gestão Pública na Era da Hiperinformação: a arte de governar o imprevisível”. Segundo os realizadores, o objetivo é fortalecer a cultura de governança, ampliar a transparência e estimular a inovação no setor público, contribuindo para a construção de uma inteligência institucional.
Serviço:
“Governança Pública e Inteligência Institucional”.
Data: 08/12/25.
Horário: das 7h30 às 13h.
Local: Auditório do Shopping Aurora. (4º andar).
Av. Ayrton Senna da Silva, 400 – Palhano 1, Londrina/PR.
Realização: FAUEL e Instituto Iter.
Apoio: Amepar; Amunop; Amunorpi; Amuvi e Amusep.
Inscrições gratuitas (vagas limitadas): interessados
em participar contatar a Fauel /
e-mail: eventos@fauel.org.br
WhatsApp : 43 3321-3262
O evento
A abertura oficial do evento inicia às 8h30, com pronunciamentos de Emerson Guzzi Zuan Esteves, diretor-presidente da FAUEL; do professor doutor Airton José Petris, vice-reitor da UEL; do prefeito de Londrina, Tiago Amaral; do presidente da ALEP, Alexandre Curi.
Na sequência, às 9h, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Durval Amaral conduz a palestra de abertura, com o tema “Eficiência e governança na gestão pública”. Logo depois, às 9h45, começa o Painel de Gestão com a FAUEL, que abordará “Parcerias entre Municípios e Fundações: Apresentação de Casos & Soluções”. Participam do debate o professor doutor Saulo Fabiano Amâncio Vieira (Departamento de Administração – UEL), o professor doutor Rodolfo Miranda de Barros (Departamento de Computação – UEL) e a professora doutora Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues (Departamento de Arquitetura e Urbanismo – UEL), sob mediação de Antônio Prata Neto, ex-secretário de Educação de Ibiporã.
Após o intervalo, às 11h05, ocorre o Painel Formativo do Instituto Iter, que trará o tema “A gestão pública na era da hiperinformação: a arte de governar o imprevisível”, organizado em três eixos: o cenário atual da hiperinformação e da sociedade de risco; a insegurança jurídica e seus impactos sobre gestores; e diretrizes de governança envolvendo inovação responsável, capacitação, parcerias estratégicas e sistemas de integridade. O painel reúne o procurador federal Dr. Diego Franco de Araújo Jurubeba (AGU), o professor doutor Marcelo Doval Mendes (USP e Instituto Iter) e o Dr. Tercio Issami Tokano (TSE).
A partir das 12h05, será ministrada a Aula Magna de encerramento, conduzida pelo ministro do STF e TSE, professor doutor André Mendonça, fundador do Instituto Iter.