A comunidade do assentamento Aparecidinha, localizado na região norte da cidade, recebe neste domingo (18) a segunda edição do “Dia da Beleza”. Com início programado para as 14h, o evento será realizado na Rua 3 do assentamento, s/n. Organizada pelo projeto Favela Library, a iniciativa oferece serviços e apresentações culturais para comunidades em situação de vulnerabilidade social. A primeira edição também foi realizada na região norte, no bairro Vista Bela.
Segundo o produtor cultural e bibliotecário do projeto, Leandro Palmerah, o Favela Library foi criado inicialmente para incentivar o hábito da leitura na população periférica, com foco em obras de autores negros. “Nosso projeto nasceu com o objetivo de construir bibliotecas comunitárias nesses bairros, e fazer um trabalho de democratizar a informação. A intenção é democratizar o acesso às obras literárias, principalmente as de autoria de pessoas negras”, afirmou.

Neste domingo (18), os moradores do Aparecidinha contarão com serviços estéticos e culturais. Serão oferecidos cortes de cabelo masculino, tranças afro (por ordem de chegada) e maquiagem. Na programação cultural, o evento terá oficina de grafite para as crianças, apresentações de circo e hip hop, intervenção artística com grafiteiros e atrações musicais.
O bairro Vista Bela recebeu a primeira edição do “Dia da Beleza”, que ofereceu diversos serviços à comunidade. “As crianças e os adultos adoraram, a comunidade gostou muito. Nós conseguimos realizar vários serviços para a comunidade: corte de cabelo, maquiagem, trancistas, contação de história, circo, música, oficina de grafite e grafitagem nos muros da comunidade”, avaliou Palmerah.
Na ocasião, três muros do bairro foram grafitados, e a arte se tornou o destaque da primeira edição. “Grafitamos três muros da comunidade, e os moradores gostaram muito do resultado. O primeiro foi com a temática de super-heróis, o segundo na entrada do bairro, e o último deles foi feito no dia do evento”, explicou.
O projeto “Dia da Beleza” foi idealizado a partir das ações do Favela Library. A iniciativa conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).