Arrigo Barnabé e Banda Aminoácido lançam LP no Bar Valentino

Neste sábado (17) e domingo (18), Arrigo Barnabé se junta à banda Aminoácido para dois shows de lançamento do LP Aminoarrigo, no Bar Valentino, em Londrina, a partir das 22h30 e 20h30, respectivamente. O álbum, produzido por Luciano Galbiati, no estúdio Fábrika, durante a passagem de Barnabé por sua cidade natal para se apresentar ao lado do sexteto no Festival circulasons, em 2022, será lançado oficialmente neste show pelo selo fonográfico Vermelho Discos. Os ingressos antecipados e limitados (modalidade avulso e mesa para 4 pessoas) estão sendo vendidos apenas online por meio deste link https://shre.ink/17e18aminoarrigoCaso ainda haja ingressos nos dias dos shows, serão vendidos na portaria a R$ 50.

LP Aminoarrigo. Arte de Gabriel Lemes.

Nesse LP inédito, a banda Aminoácido conecta a sua ousadia à criatividade ilimitada do compositor Arrigo Barnabé para trazer uma nova abordagem à saga de Clara Crocodilo. O disco, fabricado com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Prefeitura de Londrina, está disponível no site www.vermelhodiscos.com.br, mas também estará à venda no local do show.

As apresentações em Londrina são as primeiras de uma série de quatro shows, que também acontecerão em São Paulo (SP). Os shows têm a produção do circulasons, apoio do Bar Valentino, Cerveja Amadeus, Hotel Crystal, Fábrika Produtora de Multimídia, Radio UEL FM e Vermelho Discos.

Aminoarrigo

Foto: Ber Sardi/ Divulgação

Qual o resultado do encontro musical de keplerianos groovadores de Goya com o grande profeta crocodiliano? O álbum “Aminoarrigo”. Neste LP, lançado pelo selo Vermelho Discos, com o patrocínio do Promic da Prefeitura de Londrina, a banda Aminoácido conecta a sua ousadia à criatividade ilimitada do compositor Arrigo Barnabé para trazer uma nova abordagem à saga de Clara Crocodilo.

Produzido por Luciano Galbiati, no estúdio Fábrika, e masterizado para vinil por Marco Aurélio Silva, no estúdio Toque Grave, o disco brinda os ouvintes com sete faixas gravadas em 2022 durante a passagem de Barnabé em sua cidade natal para se apresentar ao lado do sexteto no projeto circulasons, idealizado pela musicista, pesquisadora e produtora cultural Janete El Haouli. Mas a intenção de realizar a parceria surgiu antes. “Em fevereiro de 2019, quando estive em Londrina filmando ‘Passagem secreta’, longa metragem do cineasta Rodrigo Grota, durante as idas e vindas à locação da filmagem, levado por um assistente de produção, conheci o som do Aminoácido. Fiquei muito impressionado com o que ouvi e fiquei com vontade de ouvir eles tocando alguma coisa minha”, lembrou Arrigo Barnabé.

No entanto, a pandemia do Coronavírus e outros imprevistos estruturais fizeram com que o encontro entre Aminoácido e Barnabé acontecesse alguns anos depois. “Em 2020, o Clara Crocodilo completou 40 anos e queríamos fazer uma celebração no projeto circulasons. Então, eu disse que gostaria de fazer o show com o Aminoácido. Uma agitadora cultural menos aberta poderia ter estranhado uma banda de rock como o Aminoácido fazendo show comigo, que tenho derivações eruditas, emepebisticas e jazzísticas. Mas Janete (El Haouli), uma pessoa de sólida formação musical, logo compreendeu, se entusiasmou e batalhou para tornar realidade. A ideia vingou e conseguimos aproximar duas gerações criativas de Londrina, eu e o Aminoácido, num projeto que se tornou este álbum: Aminoarrigo”, resumiu Barnabé.

Conceito

Em “Aminoarrigo”, a sonoridade progressiva setentista, ora experimental, ora pop, da banda Aminoácido encontra a incansável veia vanguardista de Arrigo e ambas se fundem nos conceitos de transcriação (Haroldo de Campos) e o de obra aberta (Umberto Eco). Nessa parceria musical, a transcriação surge como um processo criativo em que o tradutor recria o original, preservando sua poética e seu espírito. A tradução, assim, é vista como uma obra autêntica em si mesma. Já na esteira do conceito de obra aberta, a Aminoácido teve como ponto de partida a gravação lançada em 1980 para ressignificá-la, como um convite a pensar incessantemente novas formas de ver e sentir a realidade daquela primeira abordagem proposta por Arrigo.

Faixas

Em pouco mais de 40 minutos de duração, “Aminoarrigo” apresenta, ao todo, 7 faixas. Duas delas (Suíte Fórmica Vermelha e No Cemitério) não integravam a primeira versão de Clara Crocodilo. O novo álbum também não inclui a música “Instante”, que era parte do set original. Confira o repertório completo, de acordo com os dois lados do vinil:

LADO A

  1. Acapulco Drive-In (07:29)
  2. Orgasmo Total (03:44)
  3. Suíte Fórmica Vermelha (07:28)

LADO B

  1. Sabor de Veneno (06:11)
  2. No Cemitério (04:34)
  3. Office Boy (07:05)
  4. Clara Crocodilo (07:13)

O álbum pode ser ouvido gratuitamente na íntegra neste link: https://shre.ink/aminoarrigo.

Texto: Assessoria de Imprensa – Felipe Teixeira Quintiliano