As paredes do presbitério do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, ganharam uma nova pintura: são cinco metros de pintura a óleo dentro de cada arco lateral do presbitério, com a representação de passagens bíblicas, assinadas pela artista Lidiane Nascimento. De um lado, as Bodas de Caná, que apresenta o primeiro milagre de Jesus. E, do outro, a anunciação. O trabalho começou a ser desenvolvido no final de novembro e, agora em dezembro, foi finalizado, dando uma nova cara ao espaço.
“O processo de pintura é relativamente simples. Eu transfiro um esboço para a parede ou desenho com linhas mestras de guia. Depois, a pintura se dá completamente no pincel, sem aerógrafo ou pistola de pintura”, diz a artista. Para a realização do trabalho, um andaime foi instalado. Lidiane se movimentava para cima e para baixo, com todos os equipamentos de proteção individual. As pinturas se davam em todos os períodos, sempre quando não havia missas.
“Nós queremos proporcionar aos fieis que, ao entrarem no templo, possam encontrar-se com o divino. Aqui na Casa da Mãe Aparecida, onde todos os filhos são bem-vindos, temos a preocupação de possibilitar um ambiente espiritual e bastante religioso”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Essa é uma das atividades que foram realizadas para marcar o fim do ano no local. Entre as outras, estão a iluminação da decoração natalina da fachada, a bênção do presépio e o lançamento do livro que conta a história do Santuário.
Artista
Natural de Londrina, Lidiane Nascimento começou a pintar em Campo Mourão, onde foi monja carmelita entre 2005 e 2017. “Com as irmãs, aprendi o restauro e a pintura de peças sacras e outras áreas da arte, como o entalhe em velas devocionais e círios pascais”, diz. Do lado de fora dos muros do mosteiro, a artista trabalha, desde então, com pinturas de telas sob encomenda e restauro de imagens para paróquias ou de devoção familiar. Hoje, ela mora em São Paulo, onde tem o ateliê de arte atendendo também arte decorativa e religiosa, de uma maneira geral.
Entre os trabalhos de destaque, Lidiane tem no currículo pinturas como o Seminário Dom Albano Cavallin, que fica em Maringá. “Foi uma homenagem do arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, ao saudoso Dom Albano Cavallin”, afirma a artista. Nesse mesmo seminário, ela também assina a capela interna dedicada à Nossa Senhora Aparecida, além de ter pinturas no mosteiro Carmelita de Guadalupe (Londrina) e na Capela Santo Alberico (Ibiporã). Em Ibiporã, ela restaurou imagens da paróquia Nossa Senhora Aparecida.