O fim do auxílio emergencial, a lenta recuperação da economia e as contas de final de ano elevaram a inadimplência no varejo de Londrina. Os dados do mês de março do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) mostram que o percentual de consumidores incluídos no cadastro de restrição ao crédito ficou 9% maior na comparação com o número de negativados em março de 2020.
“Depois das quedas na inclusão de consumidores no cadastro de inadimplência em janeiro e fevereiro, as contas de início de ano começaram a trazer efeitos na capacidade do consumidor cumprir com suas prestações”, explica o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci. De qualquer forma, no ano, o indicador ainda é positivo, mostrando que -15% de consumidores foram negativados na comparação com o primeiro trimestre de 2020.
Em relação à quantidade de consumidores já inadimplentes que conseguiram negociar suas dívidas atrasadas, o número foi 10% menor na comparação com março do ano passado. Nesse aspecto, o primeiro trimestre de 2021 encerra com um resultado 31% menor em termos de consumidores que conseguiram restituir sua condição de tomadores de crédito.
“O comércio como um todo está apostando na recuperação econômica, o que pode ser visto nos indicadores de geração de emprego formal divulgados pelo CAGED que mostram aumento nas contratações. No entanto, ainda há muita apreensão por parte dos lojistas, que continuam esperançosos na retomada mais vigorosa da economia e na ajuda do novo auxílio emergencial”, ressalta Rambalducci. (Fonte: Acil/Assessoria de Imprensa)