A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, realizou mais uma ação de fiscalização da Lei Municipal nº 13.289/2021, que instituiu o controle da poluição sonora no município. A ação ocorreu na zona norte da cidade na noite de terça-feira (22).
As equipes da GM montaram um bloqueio em uma das vias de uma avenida para realizar a fiscalização. Ao todo, cinco motociclistas foram autuados por terem sido flagrados conduzindo os veículos em desconformidade com a legislação, com ruídos acima do permitido, que é de 99 decibéis.
O procedimento de fiscalização é composto por duas etapas, sendo a primeira quando o agente afere, por meio de um decibelímetro, o nível de ruído do ambiente, e, em seguida, o nível de ruído emitido pelo veículo fiscalizado.
Fiscalização de trânsito – Ainda durante a verificação da poluição sonora, os guardas municipais agentes de trânsito lavraram 11 autos de infração de trânsito por flagrantes de irregularidades. Quatro motocicletas foram recolhidas ao pátio em decorrência de problemas no licenciamento.
Balanço – A GM já realizou três ações de fiscalização da lei de controle da poluição sonora desde a publicação do decreto que regulamentou as ações. No total, 14 pessoas receberam auto de infração até agora.