A 1ª Mostra Livre Teatro retoma sua programação a partir desta quinta-feira (11) com a estreia do espetáculo “Berra!”, que será apresentado na DAC (Divisão de Artes Cênicas) da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205). A montagem, que será levada à cena pelo grupo avançado do Livre Teatro, propõe uma reflexão contundente sobre conformismo e resistência na contemporaneidade. A peça é uma livre adaptação do clássico “O Rinoceronte” (1959) do dramaturgo romeno-francês Eugène Ionesco, e permanece em cartaz na DAC até a próxima segunda-feira (15), todos os dias às 20h.
Em “Berra!”, o diretor do espetáculo, Luan Valero, que também responde pela adaptação peça, aborda a sensação de desajuste e o pavor da transformação em massa, temas urgentes que ressoam desde a concepção da obra original até os dias atuais. Valero ressalta que o texto original de Ionesco figura como um dos principais exemplos do Teatro do Absurdo, termo cunhado pelo crítico Martin Esslin para se referir a um recorte de espetáculos surgidos no pós-guerra.
Segundo Valero, a escolha da peça se deu por tratar de inquietações presentes, com enfoque na atuação e na força do conjunto. “Em ‘O Rinoceronte’, enxergamos nas personagens da cidade, na protagonista e, sobretudo, no arco de suas transformações, o mote para nossa montagem”, comenta.
Na montagem do Livre Teatro, a trama acompanha a personagem central, Berra – versão feminina do personagem original Berranger. Berra lida com a sensação de estar “aquém das expectativas alheias” e o sofrimento por não se habituar à vida. Em meio a essa crise pessoal, ela assiste à chegada de uma estranha epidemia que transforma as pessoas em rinocerontes.
“Em ‘O Rinoceronte’, Ionesco está se referindo, através dessa pandemia de rinocerite que toma a cidade, à expansão dos regimes autoritários, totalitários, em especial ao fascismo, que está tomando conta naquele momento ali”, conta Valero. O diretor observa ainda que a peça se difere um pouco das peças do chamado teatro do absurdo em geral por ter um grande número de personagens. “Isso também veio a calhar, porque a gente tem um grupo grande”, observa.
Valero salienta que o grupo Avançado do Livre Teatro é formado majoritariamente por atores com outras experiências, e por isso buscou em Ionesco um material potente para o estudo da arte da atuação. Segundo ele, o desafio da encenação foi manter todas as atrizes e atores a maior parte do tempo em cena, traçando o desenvolvimento de seus papéis em continuidade.
“Esse grupo tinha interesse em fazer algo que falasse universalmente em relação ao tempo. Então, optamos por uma peça que pudesse acontecer em diversos momentos, e também uma peça que falasse, que tocasse em assuntos de relevância política”, diz o diretor.
E desde o seu inconformismo com tudo que a cerca, Berra assiste às transformações de seu tempo. “Ela sente um deslocamento social diante de tudo, um desajuste frente às mudanças que vão se expandindo ao longo da peça. Mas ela se posiciona, encara aquilo de maneira muito diferente do todo”, pontua Valero.
O espetáculo “Berra!” convida o público a acompanhar a luta interna de sua protagonista enquanto a sociedade ao seu redor se metamorfoseia inexplicavelmente. Berra verá o correr da transmissão de rinocerite, temendo ser também contaminada, enquanto internamente, lida com suas próprias transformações.
Os ingressos para todas as sessões (de quinta à segunda-feira) de “Berra!” podem ser comprados pelo Sympla.
SERVIÇO:
“Berra!”
Quando: 11 a 15 de dezembro
Horário: 20h
Onde: Divisão de Artes Cênicas (DAC/UEL) – Av. Celso Garcia Cid, 205
Ingressos: Sympla
ELENCO
André Soares
Carolina Moura
Eluanna Ribeiro
Fabia Sperandio Machado
Gab
Guto Rocha
Hadassa França
Isabela Molina
Kaynã Siebri
Laura Canha
Ligia Bustos
Luna Ferraz
Malu Gonzagui
Natan Laverde
Vitor Oliveira
Texto original: Eugene Ionesco
Concepção Geral, Direção e Adaptação: Luan Valero
Figurino: Sofia Marques
Assistente de figurino: Alessandra Kihara
Identidade visual: Sofia Cornwell
Assessoria de Imprensa: Guto Rocha