Os dados do indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL (SPC/ACIL), referentes ao mês de julho, mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes foi 13% inferior na comparação com julho de 2021. No entanto, considerando os primeiros sete meses do ano, a quantidade de clientes que foram negativados está 14,7% superior na comparação ao ano passado.
Já as exclusões – pessoas que conseguiram sair do cadastro de inadimplentes – foram 4% menores que os clientes que conseguiram limpar o nome em julho do ano passado. Mas, de acordo com o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, considerando o acumulado do ano, o contingente de consumidores que conseguiram deixar o cadastro de negativados está 12,8% maior que no mesmo período do ano passado.
“Analisando estes dois resultados do mês de julho – consumidores que foram negativados e consumidores que conseguiram limpar o nome -, o saldo é positivo, pois houve redução na base de consumidores com restrições cadastrais, sendo o segundo melhor resultado do ano. Esse é um bom sinal para o comércio, que vive a expectativa das vendas do Dia dos Pais”, afirma Rambalducci.