Parceria do Sebrae com o Instituto Lojas Renner, com apoio da Aliança Empreendedora, busca desenvolver negócios da moda, com foco na capacitação para vendas online.
Com a mudança de hábitos de consumo ocasionados pela pandemia, o mercado de moda no Brasil cresce, principalmente entre negócios liderados por empreendedores. Estudo realizado pelo Sebrae com dados do primeiro semestre de 2020 e 2021 revela que meio milhão de brasileiros resolveram empreender no segmento de moda.
Já de acordo com o Relatório E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, o setor de moda atingiu a marca de 1,51 bilhão de acessos em plataformas de vendas online em 2021, registrando um crescimento de 52% em relação a 2020, o que gerou alto impacto nos setores de e-commerce do ramo de moda. Junto com este crescimento e mudanças, surgem desafios, afinal, nem todos os negócios estão preparados para as vendas no mundo digital.
Como alternativa a este cenário, o Instituto Lojas Renner e o Sebrae, com o apoio da Aliança Empreendedora, iniciaram no dia 15 de março, o programa Empreendedoras da Moda – Aceleração Digital, que busca acelerar negócios liderados por mulheres que atuam com impacto social positivo e com produtos que trazem menor risco ao meio ambiente. Para isso, o programa irá funcionar em três diferentes etapas: conteúdo online e gratuito, mentoria e aceleração.
“Apoiar o pequeno negócio hoje, no sentido mais completo da palavra, vai muito além de atendê-lo nos aspectos da microgestão. Apoiar essas empresas é também investir em causas, defender bandeiras e dar voz e força a posicionamentos que acreditamos necessários para um futuro mais consciente e sustentável para esses negócios”, analisa o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. “Acelerar negócios liderados por mulheres, muitas delas de áreas vulneráveis, no contexto de negócios de impacto social positivo e sustentabilidade, numa indústria que tem – em sua maior parte, mão de obra feminina e que vive dramas como a desigualdade de gênero – é mais do que uma entrega pedagógica, educacional, é uma resposta ao Brasil e a cadeia da moda de que o futuro é mais sustentável, solidário e democrático”, conclui Quick.
“Investir no potencial empreendedor e criativo de mulheres é um dos principais objetivos desta ação, por meio do oferecimento de capacitações online e gratuitas, mentorias e aceleração para as vendas online. Tudo isso customizado para os negócios da área da moda e atrelado com os temas de inclusão, sustentabilidade e o trabalho decente”, explica Cristina Fillizola, diretora da Aliança Empreendedora.
Direcionados para empreendedoras de todo território brasileiro que possuem negócios, formalizados ou não, na área da moda e moda casa, o projeto irá oferecer quatro cursos online gratuitos, com certificação, focados em estratégias e soluções para as vendas online – de forma inclusiva e sustentável.
E em uma etapa final, a iniciativa ainda oferecerá benefícios para empreendedoras selecionadas como mentorias individuais e gratuitas com um time de especialistas, e a possibilidade de participação num processo de aceleração do negócio para vendas em marketplaces. As mentorias serão conduzidas por colaboradores da Lojas Renner S.A. e parceiros da Aliança Empreendedora pelo projeto Guru de Negócios.
“O Instituto Lojas Renner tem o propósito de empoderar mulheres por meio do papel transformador que a moda pode ter. Por isso, essa iniciativa busca auxiliar empreendedoras de todo o Brasil, para que possam estar aptas a lidarem com as contínuas transformações digitais que ocorrem na indústria, resultando em maior competitividade e prosperidade para os seus negócios”, afirma Eduardo Ferlauto, diretor executivo do Instituto Lojas Renner.
O Empreendedoras da Moda conta com três pilares de atuação: aceleração digital, inclusão e sustentabilidade. Com isso, espera-se que as mulheres empreendedoras beneficiadas, ao final da jornada de cursos, estejam aptas para divulgar seus produtos online, resultando em uma ação estruturada para o sucesso do negócio e aumento em suas vendas.
As inscrições para os cursos gratuitos e online, compostos por videoaulas interativas, podem ser feitas acessando o link: www.empreendedorasdamoda.org.br. Ao todo são 4 cursos independentes, mas complementares em seus conteúdos, incluindo temas como estratégias de vendas digitais para os principais canais digitais como Instagram, WhatsApp e marketplaces, legislação para vendas online, precificação, inovação, sustentabilidade, entre outros temas. A partir da conclusão de pelo menos dois cursos, as empreendedoras se qualificam para concorrer às vagas de mentoria e aceleração, de acordo com a prontidão dos seus negócios.
Sobre a Aliança Empreendedora e o Tamo Junto
A Aliança Empreendedora sabe que todos os brasileiros podem empreender de forma digna e justa, e acredita no empreendedorismo como forma de transformar o Brasil. Para isso, capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades e periferias de todo o país, gerando inclusão e desenvolvimento econômico social, em parceria com empresas, governos, organizações sociais e interessados na causa.
Com o Tamo Junto, plataforma de conteúdos online e gratuitos desenvolvida pela Aliança Empreendedora, é possível ter acesso a cursos online e com certificado, videoaulas, artigos e ferramentas de gestão. Todos os conteúdos têm o objetivo de gerar novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social.
Saiba mais em www.aliancaempreendedora.org.br; www.tamojunto.org.br
Sobre o Instituto Lojas Renner
O Instituto Lojas Renner (www.institutolojasrenner.org.br) desenvolve a apoia projetos que promovem o empoderamento econômico e social da mulher na cadeia de valor têxtil. Desde sua fundação, em 2008, já investiu cerca de R$ 75 milhões – oriundos das verbas repassadas pela varejista e também provenientes de leis de incentivo fiscal. Os recursos possibilitaram o apoio a mais de 900 projetos espalhados pelo país, beneficiando 215 mil pessoas, incluindo os mais de R$ 7 milhões que foram destinados em ações de combate à Covid-19. O Instituto Lojas Renner faz parte do guarda-chuva do selo Re, que representa o compromisso da Companhia com a moda responsável.