Carregamento de veículos elétricos em condomínios em debate

As estações de carregamento de veículos elétricos em Londrina, de modo especial em prédios e condomínios, mas, também, em diversos estabelecimentos comerciais, será tema de uma reunião da Câmara Técnica de Hidráulica no Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), na segunda-feira (8), a partir das 18h30. Estão convidadas outras Câmaras Técnicas do CEAL, com a presença do Corpo de Bombeiros, que está criando uma normativa para o tema. A reunião é voltada para associados da entidade que participam das Câmaras Técnicas, além de todos os profissionais da construção civil, em especial os especialistas em prevenção contra incêndio

“Recentemente houve uma importante movimentação normativa por parte do Corpo de Bombeiros referente às estações de carregamento de veículos elétricos. Este tema, já discutido há meses, tem gerado grande preocupação quanto à robustez dos sistemas de prevenção que estão sendo propostos para edificações que recebem este tipo de instalação. Sabemos que momentos de transição tecnológica e atualização normativa exigem união e posicionamento técnico da nossa classe. É fundamental que as decisões que chegam às normas sejam debatidas com coerência, garantindo sempre a segurança sem perder de vista a viabilidade técnica e construtiva”, ressalta o engenheiro Edson Nishioka, Coordenador da Câmara Técnica de Engenharia Hidráulica do CEAL.

Na reunião, serão discutidas contribuições do CEAL para o debate sobre a implantação de carregadores elétricos, de modo especial à luz da Diretriz Nacional da LIGABOM referente a ocupações destinadas a garagens e locais com sistemas de alimentação de veículos elétricos. Além disso, também serão analisados critérios apresentados na Portaria nº CCB-001/800/2024 do estado de São Paulo, objeto de consulta pública sobre ocupações com estações de recarga para veículos elétricos. “O debate será voltado exclusivamente à Diretriz Nacional, mas daremos atenção especial à consulta pública de São Paulo, visto que ela serve de referência para futuras atualizações em outros estados.”

De acordo com o presidente do CEAL, o engenheiro eletricista Marcos Dantas, o clube, que tem mais de 70 anos em Londrina, é o local ideal para discussões como essa e isso reforça a importância da entidade como apoiadora das grandes pautas relacionadas à engenharia e arquitetura em Londrina. “A participação de todos é essencial para fortalecermos nossa categoria e buscarmos melhorias reais para o setor. Dessa maneira, o CEAL continuará contribuindo para pautas que ajudem a comunidade a se tornar cada vez melhor e mais segura.”

Sobre o CEAL – O Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) foi fundado em 26 de outubro de 1953. É uma entidade representativa dos profissionais das engenharias, da arquitetura e demais setores relacionados à cadeia da construção civil. Ao longo das últimas sete décadas, a entidade da sociedade civil organizada lutou em prol dos interesses das classes e da própria sociedade londrinense. O CEAL avaliza as ações de uma população que pretende viver em uma cidade com qualidade de vida. Assim, a entidade atua como porta-voz e defensora desses ideais, na atualização profissional e em assuntos de interesse da sociedade.