Diante do agravamento da pandemia de coronavírus no país, o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, prorrogou até 30 de junho a data de validade das credenciais de idoso e pessoa com deficiência (PCD) em Londrina. Por meio do ato executivo n° 61/2021, todas as carteirinhas vencidas e por vencer até o final do primeiro semestre do ano período estão automaticamente renovadas.
A medida leva em conta a necessidade de diminuir a circulação de pessoas dos grupos mais vulneráveis à infecção pela covid-19, como indivíduos acima dos 60 anos, além dos os decretos municipais que prorrogaram a situação de emergência na cidade. O objetivo é evitar que os titulares dos cartões precisem se deslocar até a CMTU para efetivar a renovação.
A prorrogação automática da validade das credenciais permite que elas sejam utilizadas mesmo vencidas, sem que os responsáveis sejam autuados. A decisão que impede a lavratura da multa tem validade apenas em Londrina. Em outros lugares, o uso das credenciais em desacordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pode acarretar auto de infração. (Fonte: Prefeitura de Londrina/Ncom)