Concurso para professor da UEL atrai 2.144 candidatos; salário supera R$ 17 mil

A Universidade Estadual de Londrina divulgou nesta quarta-feira (20) o Edital PRORH nº 192/2025, que traz a lista das inscrições homologadas para o concurso público para professores. O documento está disponível no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). A listagem completa reúne 2.144 inscritos que concorrem a 102 vagas, em 82 áreas do conhecimento.

Segundo informações da Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH), o volume de inscrições foi acima do esperado, com áreas com grande concentração de inscritos, como Educação Física/Atividade Física e Saúde, com 77 concorrentes. Outra área com bastante procura foi Educação/Ensino Aprendizagem, com 69 candidatos.

Ainda conforme a ProRH, do total de inscritos, 174 tiveram direito à isenção do preço público. Conforme o Edital PRORH nº 096/2025, das 102 vagas oferecidas, 86 são destinadas à ampla concorrência, outras 10 para pretos e pardos e seis vagas direcionadas a pessoas com deficiência (PcD) – considerando as leis estaduais nº 14.274/2003 e nº 18.419/2015. 

Como lembra a reitora da UEL, Marta Favaro, o último concurso público para professores foi realizado há dez anos, o que representa um momento muito aguardado pela comunidade universitária e sociedade paranaense. “É com enorme satisfação que verificamos que a procura pelo concurso superou nossas expectativas. Este momento simboliza a renovação e o fortalecimento das nossas ações visando atingir nossa missão com oferta de ensino de qualidade, produção de conhecimento crítico e ampliação da vinculação com a sociedade,” disse.

As inscrições foram realizadas em duas etapas. A primeira destinada aos candidatos que concorrem pela reserva de vagas, nos meses de maio e junho. A segunda etapa, nos meses de julho e agosto, foi direcionada para candidatos da ampla concorrência Confira a relação de inscritos abaixo.

Baixar

De acordo com o edital, o salário será de R$ 17,4 mil para jornada de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva (TIDE). No dia 22 de setembro, será divulgado um novo edital, com data e local das provas, e nomes dos membros das bancas examinadoras (formadas por três docentes, com ao menos um convidado de outra instituição).

Os candidatos serão avaliados nas seguintes etapas: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática (se necessário), de caráter eliminatório; prova didática com arguição, de caráter eliminatório e classificatório; defesa de memorial, projeto ou portfólio (se necessário); e prova de títulos, de caráter classificatório.

Resultado

Com previsão para o final do segundo semestre deste ano, a lista dos convocados deverá ser publicada em edital específico no portal da Cops e no Diário Oficial do Estado do Paraná. Os classificados deverão ser chamados para exames de avaliação médica, anteriores à admissão e para nomeação. O concurso público tem validade de dois anos.

Fonte: O Perobal/Agência UEL/Pedro Livoratti