Pode parecer sofisticado e complexo preparar um Papilotte de Tilápia Oriental ou um Ravioli duo colore de queijo e ervas frescas ao pomodoro, mas os chefs Ana Paula Lopes e Alexandre Gimenes mostraram, na Temporada Gourmet Catuaí, realizada no Shopping londrinense até o próximo dia 20, que é tudo uma questão de técnica e arte.
Até o corte dos vegetais que compõem os pratos tem método. E para surpresa dos menos hábeis nas artes culinárias, pode ser muito simples, sem a necessidade de acessórios e equipamentos como os que se vê em programas de gastronomia.
Na noite de quinta-feira (14), a chef Ana Paula Lopes, sócia-proprietária da Escola Menu de Gastronomia, mostrou, por exemplo, como picar brócolis, acelga, salsinha, alho, cebola, pimenta e gengibre sem complicação, usando simplesmente uma tábua e uma boa faca.
Até mesmo a técnica de queimar a folha de bananeira, que envolveria a tilápia em um refinado pacotinho de sabor e nutrientes, é de extrema simplicidade. A chef apenas deslizou os dois lados da folha sobre a chama diretamente na boca do fogão, deixando o aroma tomar o ambiente e tornando a folha flexível para ser dobrada como ela desejava. Um processo simples, rápido e belo.
Em 50 minutos, estava pronto um prato gourmet de sabor sutil e irretocável. A degustação é o desfecho perfeito – e muito esperado – da aula interativa. E mostra que a combinação de processos simples resulta em sabores sofisticados, ao alcance de todos – basta atenção às dicas da chef e uma dose generosa de carinho no preparo do prato. “Esse é o conceito da Menu Gastronomia. A de que todas as pessoas podem aprender a preparar as receitas mais sofisticadas”, diz Ana Paula.
Na noite de sexta-feira, a preparação do ravióli duo colore transportou o público para momentos de encontros entre amigos e família bem típicas da Itália, onde as massas são protagonistas. Mas, claro, têm vez também no Brasil. “A comida tem essa questão lúdica da confraternização”, afirma o chef Alexandre Gimenes.
Gimenes abordou técnicas para a confecção da massa, desde o cuidado com a escolha dos ingredientes, o ponto certo, até como aproveitar ao máximo o sabor dos temperos para o recheio, mostrando que a qualidade dos produtos aliada à criatividade de quem está no comando do preparo fazem toda a diferença.
Um desses toques se refere ao uso da farinha com semolina de grano duro junto à farinha de trigo tradicional. A melhora na manipulação e a textura “al dente” que o prato ganha se devem à essa mistura. O resultado? Mais uma degustação aprovada pelo público, que tirou todas as dúvidas diretamente com o chef.
A Temporada Gourmet Catuaí foi aberta no dia 13 com a presença especial do estrelado chef carioca Felipe Bronze, apresentador de programas gastronômicos de sucesso na televisão. A programação segue até o dia 20 de junho, com aulas-show na segunda, terça e quarta-feira, sempre às 19h30.
O “menu” dos próximos workshops tem atrações imperdíveis, como a harmonização de vinhos e os pratos (inclusive sobremesas), com a presença da especialista Keli Bergamo. Na terça, o preparo de um Tiramisu tropical, com Marcia Ariji, do ateliê de doces Hachimitsu. E no encerramento, no dia 20, o prestigiado escondidinho de costela com mandioca, com a participação de Daniela Zanoni, do restaurante Gelobel.
O evento no Catuaí Londrina tem também promoções especiais nas praças de restaurantes e de alimentação do Shopping até 1º de julho.
Foto – Ana Paula Lopes, chef da Menu Escola de Gastronomia (Roberto Francisco/Divulgação)