O Curso Prime promove no dia 5 de julho o evento “Cabeça Dinossauro: civilização e barbárie”, que reúne professores do pré-vestibular para debater o disco Cabeça Dinossauro, da banda Titãs, listado pela primeira vez entre as obra obrigatórias para o vestibular 2025 da UEL.
O debate será no centro de eventos do Aurora Shopping às 19 horas. As inscrições custam R$ 10,00 e toda a renda será revertida para o projeto “Marmitas do bem”. Vestibulandos interessados em participar podem se inscrever no link: https://cursoprimelondrina.hotmart.host/pagina-de-vendas-5137fc4d-701a-42f7-a9bd-56f8254e7b94
Além do debate, a banda Bona Trio vai animar a plateia tocando clássicos do Titãs.
A professora de língua portuguesa e redação Márcia Chiréia, orientadora de estudos no Curso Prime, destaca que o evento foi pensado para ajudar os vestibulandos a entenderem e a refletirem sobre o álbum. Por isso, no debate, os professores Márcia, Biti, Gabriel e Thiago vão falar sobre o contexto histórico, a história da banda e também farão análise de letras.
“O principal objetivo do aulão será analisar as letras das músicas, considerando aspectos de história, sociologia e gramática. Esse será um diferencial importante”, comenta. Cabeça Dinossauro é o terceiro álbum dos Titãs e vem sendo considerado um marco na música nacional por suas canções icônicas, como “Bichos Escrotos”, “Família”, “Homem Primata” e a música título, “Cabeça Dinossauro”, uma crítica ácida à vida em sociedade. Por suas características atemporais, oferece muitas possibilidades de diálogo com a atualidade.
Aspectos de Cabeça Dinossauro que merecem atenção
• A efervescência cultural e política dos anos de 1980, no contexto pós-ditadura militar, com letras políticas que refletem a rebeldia da geração que viveu na época.
• O marco histórico do fim do regime militar e surgimento da Nova República em 1985.
• É um expoente da contracultura e da rebeldia do rock dos anos 1980.
• A atualidade das letras, que expõem o momento efusivo no rock brasileiro nos anos 1980, ecoando a liberdade de uma geração que foi reprimida pelo conservadorismo, assim como vemos nos dias de hoje.
• Temática das letras, como truculência da polícia e do estado, contradições da igreja e corrupção.
• A própria história dos Titãs, uma banda com 40 anos de carreira que, em 2023, reuniu pessoas de diferentes gerações para o show comemorativo “Diversão”.
Serviço – Cabeça Dinossauro: civilização e barbárie
Local: Centro de eventos do Aurora Shopping Londrina (avenida Ayrton Senna, 400)
Data: 5 de julho de 2024
Horário: das 19 às 21 horas
Aberto para toda comunidade
Valor da entrada: R$ 10 reais (os recursos serão revertidos em doações para o projeto Marmita do Bem).