Evento destacará temas como inovação, consumo, franchising, reforma tributária e inteligência artificial
Londrina recebe nesta sexta-feira, 10 de outubro, o Data Business Varejo, fórum realizado pela Apex, em parceria com o Grupo Ric, no Aurora Shopping. Estarão reunidos empresários, executivos e especialistas para debater o presente e o futuro do varejo paranaense e brasileiro. O encontro ocorre em um momento em que o Paraná se consolida como uma das economias mais dinâmicas do país, com destaque especial para o varejo. O comércio varejista ampliado do estado cresceu 5,3% em 2024, acima da média nacional de 4,1% (PMC/IBGE). Londrina, polo regional e referência em consumo diversificado, será o palco para as discussões.
Além da pujança econômica, o Paraná é berço de marcas de alcance nacional, como O Boticário (R$ 35,7 bilhões em vendas totais em 2024), Grupo Madero (R$ 2,2 bilhões em receita líquida em 2024) e a Gazin, uma das principais varejistas do país.
“O Data Business Varejo Londrina reforça a importância do Paraná como referência nacional no varejo e cria uma plataforma única de debates e conexões. Estamos conectando as lideranças que moldam o futuro do setor e evidenciando o interior do estado como protagonista do desenvolvimento brasileiro”, diz Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric.
O evento trará insights sobre inovação, consumo, franchising, reforma tributária e inteligência artificial. “A Apex busca impulsionar o desenvolvimento dos mercados regionais brasileiros, conectando inteligência local com uma visão global. Por meio da produção de conteúdo de qualidade e dados setoriais, contribuímos para o fortalecimento do ecossistema empresarial nos estados onde está presente”, observa Guilherme Dorigo, diretor da Apex Polo Paraná.
Ele acrescenta que eventos como o Data Business Londrina estão diretamente alinhados ao propósito da Apex, deser uma plataforma de investimentos que transforma a realidade econômica regional por meio da proximidade, da personalização e da geração de valor. A abertura do evento contará com a apresentação de Gabrieli Toniato, da Futura, trazendo um panorama dos principais números e tendências que movimentam o setor.
Paraná como polo do varejo e da inovação no Brasil
Mediação de Guilherme Dorigo, diretor do Polo Paraná da Apex, com participação de: Fernando Cinelli, fundador e presidente da Apex, Laila Sol, diretora de Marketing do Grupo RIC Paraná, Vera Antunes, presidente da ACIL
Reforma tributária e o futuro do consumo
Mediado por Wagner Kronbauer, sócio-diretor da Apex, o painel trará diferentes perspectivas sobre o impacto da reforma tributária no consumo: Arilton Teixeira, economista-chefe da Apex, Victor Rocha, sócio da Rocha & Rocha Advogados, Marcos Diniz, sócio na MDFA Advogados
Varejo brasileiro: desafios e estratégias
Com mediação de Pedro Petris, vice-presidente de Operações da Apex, este painel reúne grandes executivos: Allan Soares, CEO e fundador da AKR Brands, Paulo Henrique Ferreira, founder da Clickweb, Maykon Costa, gerente geral da GazinBank, Rafaela Carandina, gerente administrativa da Gralha Azul
Franchising: uma estratégia para a expansão dos negócios
Mediação de Thamille Nancy, coordenadora do Mundo Business PR da Apex, reunindo líderes que expandem marcas por meio do modelo de franquias: JP Albuquerque, sócio fundador da Fancore Group, Thiago Salla, COO e cofundador do Tastefy, Gabriel Pereira, sócio fundador da Cimerian e Academias DRAKO
Case de Sucesso
Apresentado por Ricardo Frizera, sócio-diretor da Apex, em conversa com Antônio Gazin, sócio do Grupo Gazin, referência nacional em gestão e inovação no varejo.
IA no Varejo
Encerrando a programação, Elói Assis, diretor executivo de Varejo e Distribuição da TOTVS, apresentará as aplicações práticas e os impactos da inteligência artificial no setor.
Sobre o Grupo Ric – Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record – Ric RECORD Curitiba, Ric RECORD Maringá, Ric RECORD Londrina e Ric RECORD Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; a rádio e portal Banda B; os portais Ric.com.br e R7; as plataformas Ric Business, Ric Rural Hub e Grands por Reinaldo Bessa, que produzem informação sobre negócios, e a plataforma TOPVIEW, especializada em estilo de vida. Além disso, o Grupo Ric presta serviços de mídia out of home para o mercado por meio da Ric OOH. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric.