Definida convenção coletiva do comércio

O comércio do norte do Paraná já tem definida a convenção coletiva para o funcionamento do setor até 30 de abril de 2023. O salário de ingresso dos trabalhadores passa a ser de R$ 1.581,00. Depois de seis meses, o comerciário passa a receber o piso salarial fixado em R$ 1.741,00. Aos sábados, o comércio poderá funcionar das 9h às 18h. Funcionários terão direito a pagamento de horas extras ou compensação. A convenção é válida para 44 municípios.

Horários

Para as próximas semanas, já há definição. O comércio vai funcionar em horário estendido às quintas e sextas-feiras que antecedem o Dia dos Pais e das Crianças, em agosto e setembro, com lojas abertas das 9h às 21h. Na Black Friday, em 25 de novembro, o comércio também vai atender neste horário. O trabalho depois das 18h nesses dias vai valer aos comerciários horas extras de 70%.

Natal

A convenção disciplina também os horários para o final do ano. Entre 5 e 23 de dezembro, o comércio de rua vai funcionar das 9h às 22h. Funcionários terão vale refeição e vão receber 60% de horas extras. No feriado de 10 de dezembro, quando Londrina comemora o seu aniversário, as lojas de rua poderão atender até as 18h. A compensação do dia trabalhado foi marcada para o dia 2 de janeiro de 2023. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o comércio de rua vai funcionar até 17h.

Apenas o domingo que antecede o Natal, a Copa do Mundo e o Carnaval de 2023 não tiveram definição ainda. As datas deverão ser negociadas separadamente pelos sindicatos que representam patrões e empregados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *