Dia das Mães: vendas caem 12% e frustram comércio

Pesquisa realizada pela FACIAP, com apoio da ACIL, revela que o comerciante paranaense vendeu menos do que no ano passado neste Dia das Mães. Em todo o estado, as vendas caíram 8,3% na comparação com 2022. Em Londrina, a queda chegou a 12,6%. Os resultados também foram abaixo da expectativa em Curitiba (-9,7%), Ponta Grossa (-5,4%), Guarapuava (-9%), Maringá (-3,3%), Cascavel (-11,5%) e Francisco Beltrão (-5,6%).

Em Londrina, 17% dos entrevistados disseram que o resultado foi superior ao ano passado, enquanto 24% afirmaram que foram iguais e 58% revelaram que foram inferiores a 2022.

A pesquisa também perguntou os motivos para a queda nas vendas. Para 82% dos entrevistados em Londrina, os consumidores estão com menor poder de compra. Os motivos elencados também foram juros altos (6%), cenário político (2%), dólar alto (4%), economia fraca (2%) e outros (6%).

Como estratégia para vender, os londrinenses procuraram manter os clientes atualizados e bem informados (72%); divulgaram na internet/redes sociais (44%), recorreram ao cadastro de clientes ativos (50%); treinaram e capacitaram a equipe para atendimento (22%); enviaram lembretes de datas importantes (12%); coletaram feedback dos clientes (20%); ofereceram informações sobre produtos e serviços (22%); fizeram promoções (3%) e utilizaram outros recursos (14%).

Em relação à expectativa econômica para 2023, os londrinenses estão animados (22%), preocupados (62%) ou desanimados (16%). Quanto à perspectiva para o próprio negócio nos próximos meses, os comerciantes londrinenses se mostram animados (56%) ou preocupados (40%).

“Os resultados ficaram abaixo do esperado para o comércio neste Dia das Mães. Temos uma taxa de juros muito alta, o que reduz o crédito. A inadimplência também vem aumentando, junto com o desemprego. Diante de tantas incertezas, o consumidor preferiu economizar no presente. Esperamos que essas instabilidades econômicas sejam revertidas para podermos reaquecer o comércio e os serviços”, ressalta Angelo Pamplona, presidente da ACIL.

De caráter estadual, a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio pelo DataCenso Pesquisas Mercadológicas, ouviu 608 comerciantes em todo o Paraná e possui margem de erro de 4%, com grau de confiança de 95%. (Fonte: Acil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *