Com grande potencial natural e mais de 130 atrativos mapeados, região aposta no turismo sustentável para se destacar e promover a economia local
O Norte do Paraná desponta como um destino promissor para o ecoturismo, um segmento que não apenas atrai visitantes em busca de experiências ao ar livre, mas também impulsiona a economia local. De acordo com a pesquisa Ecoar, divulgada pelo Sebrae em 2024, o mercado global de ecoturismo movimentou US$ 181,1 bilhões e deve alcançar US$ 331,62 bilhões até 2027, crescendo a uma taxa de 13,4% ao ano. “Com dados tão promissores, é importante valorizarmos e apoiarmos o turismo regional, promover políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e estimular o crescimento desse setor”, destaca Samara Headley, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp).
Com paisagens exuberantes, biodiversidade rica e patrimônios naturais únicos, a região administrada pela Adetunorp se destaca nesse cenário. Municípios como Alvorada do Sul, Centenário do Sul, Ibiporã, Figueira e Sapopema oferecem atrativos que vão desde trilhas e banhos de rio até montanhismo e observação da vida silvestre.
Desenvolvimento sustentável e geração de renda
Além da valorização ambiental, o ecoturismo tem um impacto direto na economia das cidades envolvidas. Segundo o estudo Ecoar, 65% das empresas do setor turístico atuam com ecoturismo, e para 59,3% delas, essa atividade representa mais da metade do faturamento.
“O ecoturismo é uma ferramenta preponderante para o desenvolvimento sustentável, pois gera oportunidades de emprego, fomenta negócios locais e promove a conservação dos recursos naturais. Nosso objetivo é estruturar e fortalecer o setor na região Norte do Paraná, criando uma cadeia produtiva vibrante”, destaca Samara.
A presidente da Adetunorp frisa que, com o apoio do governo estadual, está sendo atualizado o mapeamento dos pontos turísticos da Região Norte, e já foram identificados mais de 130 atrativos regionais, muitos deles podem ser encontrados nos sites dos órgãos vinculados ao turismo. Com a finalização do mapeamento, poderemos ampliar a visibilidade do turismo regional, estimular os investimentos no setor e assim, promover o desenvolvimento dos municípios.
Potencialidades da região
Os atrativos turísticos do Norte do Paraná oferecem experiências diferenciadas aos visitantes. Em Alvorada do Sul o Lago dos Patos, com pista de caminhada, pedalinhos e desembarcadouro oferece momentos de contemplação e lazer para toda família. No Parque Estadual Ibicatu, em Centenário do Sul, os turistas podem realizar caminhadas ecológicas e piqueniques à beira do rio. Já o Parque Estadual de Ibiporã e o Pico Guarani são refúgios naturais ideais para quem busca contato com a natureza. A Lagoa Azul, em Figueira, chama a atenção pela tonalidade cristalina da água, enquanto o Pico do Agudo, em Sapopema, é um dos destinos mais procurados para atividades de montanha.
Com essa riqueza natural e o fortalecimento do setor, o Norte do Paraná se posiciona como referência em ecoturismo, impulsionando o desenvolvimento econômico e oportunizando um turismo responsável e sustentável.
Sobre a Adetunorp – A Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp) é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, responsável pela governança do turismo em 36 municípios da região. Desde sua fundação em 2006, a Adetunorp atua na promoção e no desenvolvimento de iniciativas que impulsionam o turismo sustentável, fortalecendo parcerias entre o poder público, setor privado e sociedade civil. A agência tem como missão o desenvolvimento e apoio às atividades, projetos, estudos, pesquisas, programas e iniciativas do turismo em sua área de abrangência.