Praticado por mais de 12 milhões de jogadores no Brasil, o poker vem se destacando como um esporte da mente, exigindo dos jogadores muito estudo, estratégia e raciocínio e deixando de lado o estigma de jogo de azar.
Em ascensão no Paraná e no Brasil, a modalidade vem movimentando premiações milionárias e a economia local em eventos diversos. O Texas Hold’em atualmente é a modalidade mais praticada de poker. Neste ano, o Campeonato Paranaense de Poker, em cinco etapas regionais, contará com a maior premiação já registrada, com mais de R$ 7 milhões distribuídos.
Com premiação recorde, a 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Poker movimenta Londrina entre os dias 18 e 24 de agosto. São 3.500 participantes ao longo dos sete dias de evento, movimentando o turismo e a economia da cidade, com mais de R$ 1 milhão em premiação a ser distribuída durante as disputas.
No ano passado, a modalidade obteve um marco importante para legitimar o processo mundial de crescimento, que inclui eventos e competições chanceladas por entidades de credibilidade, como a Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) e as federações regionais. Em novembro de 2024, a International Mind Sports Association (IMSA), que reúne federações de atividades que envolvem profundo raciocínio como práticas esportivas legítimas, reconheceu definitivamente o poker como um esporte da mente. A chancela provisória havia ocorrido em 2022.
O reconhecimento da IMSA destacou que o poker é um esporte que exige habilidades como estratégia, concentração, psicologia e tomada de decisões rápidas, requerendo dos jogadores raciocínio lógico, memória, estratégia e controle emocional.
A região de Londrina é uma das que se destacam na modalidade no Estado, com jogadores que colecionam vitórias na categoria. No ano passado, o londrinense Ricardo Nakamura foi campeão do Brazilian Series of Poker, a principal série de eventos da modalidade no país.
O presidente da Federação Paranaense de Texas Hold’em (FPTH), Wislley Dueli da Silva, destacou que o reconhecimento ajuda para que a modalidade continue crescendo de forma consistente. “Esse reconhecimento traz uma chancela ainda maior de que o poker é um esporte, reconhecido pela população, e traz bagagem para nossos jogadores jogarem com tranquilidade, principalmente nos eventos regulamentados como são os nossos”, disse.