Em Portugal, startups de Londrina posicionam cidade no cenário da inovação


Corelab e Value4u representaram o município no maior evento de tecnologia e inovação do mundo, ao lado de startups brasileiras escolhidas pela ApexBrasil e Sebrae

Duas startups londrinenses do setor de tecnologia acabam de desembarcar de Portugal, onde participaram, pela primeira vez, do Web Summit Lisboa 2025, considerado o maior evento de tecnologia, inovação e startups do mundo, realizado nos dias 10 e 13 de novembro. Corelab e Vale4u integraram uma missão brasileira organizada pela ApexBrasil e Sebrae que levou 15 empresas para o país europeu. A edição reuniu 1.857 investidores e movimentou um público de 71,3 mil participantes de 157 países.

Durante os quatro dias, 2.725 startups de várias partes do mundo competiram pela atenção de fundos de investimento e de grandes empresas tecnológicas. Em 2024, de acordo com dados da Crunchbase divulgados pela Forbes Portugal, quase 200 startups participantes obtiveram financiamento após o evento, totalizando 715,5 milhões de dólares. É uma prova de que o networking feito em Lisboa gera resultados concretos no mundo real.

Na avaliação da consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, ter duas startups locais no maior evento internacional de inovação representa um importante reconhecimento para Londrina. “Temos feito um trabalho no sentido de levar essas empresas a pensarem de maneira global. Estar no Web Summit e poder apresentar seus produtos e serviços, além de fazer conexões, é uma grande vitrine”, afirma.

O Sebrae/PR tem mapeadas 238 startups na região de Londrina e, segundo Danubia, atua para potencializar a globalização desses negócios. Encerrada a missão para Portugal, ela diz que já iniciou a articulação para levar dez negócios da cidade à Hannover Messe, a maior feira do mundo de tecnologia industrial, que acontecerá de 20 a 24 de abril de 2026, na Alemanha. E a Corelab é um dos negócios cotados para estar nesse evento também.

O CEO da Corelab, Thiago Zampieri, destaca a dimensão do evento e da participação da delegação brasileira, que teve um espaço de muita visibilidade no Web Summit. Ele conta que apresentou as soluções da empresa no primeiro dia e teve a chance de se conectar com empresários e potenciais investidores. “O perfil das pessoas que se aproximam das startups é direcionado, elas realmente têm interesse e fazem o dever de casa antes de nos procurar lá. Isso foi muito interessante, porque conseguimos conversar com ao menos 12 empresas qualificadas que, possivelmente, nos gerarão negócios”, avalia.

Para Célio Vinicius Lemes, fundador e CEO da Value4u, a exposição global da marca no evento valorizou o negócio dentro do Brasil. Ele conta que a empresa conseguiu novos contratos em segmentos que ainda não atendia graças à participação no Summit. “Estar lá como expositor permitiu que a gente pudesse conversar com empresas da Europa e de outros lugares do mundo e validar a forma como nós pensamos a fidelização de clientes. Isso nos fez entender que o nosso trabalho faz muito sentido fora do Brasil também”, aponta.

A missão para Portugal foi encerrada com uma visita técnica à Unicorn Factory Lisboa, uma das principais referências europeias no apoio a startups. A ação reuniu representantes do Piauí, Rondônia, Alagoas, Amapá, Paraná, São Paulo e Sergipe, que conheceram o modelo português de desenvolvimento de startups em estágio inicial e sua interconexão com hubs globais de inovação.