Empresa de Londrina é uma das mais inovadoras do Sul

O Grupo Amanhã, portal de notícias empresariais presente nos três estados do sul do Brasil, em parceria com o Centro de Inovação e Excelência de Cambridge, localizado na região metropolitana de Boston, (IXL-Center), promoveram a 21º edição do ranking Campeãs da Inovação, e anunciaram a relação das empresas mais inovadoras do Sul do país. A empresa londrinense Apetit serviços de alimentação ficou em 8º lugar entre as mais inovadoras do estado do Paraná e em 35º lugar do sul, sendo a única de Londrina e do setor de alimentação corporativa a se classificar. A cerimônia foi promovida na última quarta-feira (24), no parque tecnológico HotMilk, da PUCPR, em Curitiba e teve como tema “A nova fronteira da inovação: Inteligência Artificial como estratégia”.

Para formular esta seleção, todas as 300 empresas inscritas foram submetidas a um questionário, que avalia como os gestores praticam e promovem a inovação, o quanto a estrutura organizacional e as ferramentas de gestão são favoráveis para a inovação, os processos que as empresas adotam desde a geração de ideias até o desenvolvimento de serviços e produtos, identifica recursos voltados para a inovação e suas sinergias e avalia o alinhamento entre a inovação e sua estratégia de negócios. De todas as inscritas, 80 foram classificadas no ranking. 

Pamela Manfrin, CEO da Apetit, destaca que a inovação é um propósito a ser alcançado em grupo. “Mais do que celebrar, este é um convite. Acreditamos que a verdadeira força da inovação está em um ecossistema que conecta empresas com propósitos semelhantes, para que possam trocar experiências, aprender juntas e fortalecer toda a cadeia produtiva.” Nos últimos três anos, a organização tem ampliado projetos de tecnologia nas áreas de Novos Sistemas e Integrações, Inteligência de Negócios, Digitalização de Processos, Automação, Gestão de Pessoas e Benefícios, Otimização e ESG, além de quatro projetos de Inteligência Artificial atualmente em desenvolvimento. 

Embora a Apetit faça parte de um setor historicamente tradicional, o gestor de Inovação da Apetit, Gabriel Bonfim, apresenta que é possível fazer diferente. “Não somos uma empresa de tecnologia, onde já se espera esse ritmo. Mas conseguimos avançar com digitalização de processos, inteligência artificial, melhoria de produtividade e automações.” A área de Gestão de Pessoas é 100% digitalizada, desde o controle de jornada até os programas de saúde ocupacional, avaliação de desempenho e capacitação, tudo é feito com ferramentas que tornam a experiência mais simples, eficiente e acessível. 

No entanto, inovar de verdade exige ir além da tecnologia: exige transformar pessoas. E é por isso que, muito antes do engajamento se tornar tendência, a Apetit já apostava na gamificação como ferramenta para promover produtividade, cultura de inovação e protagonismo dos colaboradores. Com um tabuleiro interativo na sede, cada funcionário acompanha sua própria evolução e participa ativamente do desenvolvimento de projetos alinhados aos nossos objetivos.

A Jornada da Inovação, programa interno gamificado que envolve colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos, é prova viva de que engajamento, criatividade e resultado podem caminhar juntos. Mais que uma competição de ideias, a Jornada é uma trilha estruturada com fases, desafios, mentorias e reconhecimento, que transforma colaboradores em protagonistas da melhoria contínua. 

Com resultados expressivos em retenção de talentos, clima organizacional e ganhos operacionais, a Jornada da Inovação tornou-se um exemplo prático de como dados, cultura e pessoas se integram para transformar o dia a dia de uma empresa: de dentro para fora. “A gente começou pequeno. Hoje, quem participa da Jornada da Inovação tem duas vezes mais chances de ser promovido. Isso porque inovação na Apetit não é sobre criar algo inédito, é sobre resolver melhor o que já existe”, pontuou Pamela. 

RANKING

Quem ocupa a primeira posição no ranking é a empresa de papel e celulose, Klabin, de Telêmaco Borba (PR). A empresa se destaca pela sua inovação, focando na melhoria de processos, novos materiais, matriz energética e manutenção de patentes. Mantendo a posição conquistada no ano passado, a segunda colocada é a Whirlpool de Joinville (SC), do segmento de eletrodomésticos, presente no Brasil há mais de 70 anos. A Prati-Donaduzzi, indústria multinacional de produtos farmacêuticos, de Toledo (PR), levou a terceira posição, seguida pela Nidec Global Appliance fabricante e distribuidor de motores elétricos também de Joinville (SC). Na quinta posição, as Lojas Renner da cidade de Porto Alegre (RS) se destacam no nicho de comércio, atacado e varejo. 

Gabriel Bonfim ressalta como é inspirador estar ao lado de empresas tão grandes: “É sempre uma grande oportunidade de conexão entre as empresas participantes. Muitas já aparecem com frequência no ranking, mas sempre surgem novas organizações, o que enriquece ainda mais as trocas. Tivemos contato com cases muito interessantes. Inclusive, dois deles me chamaram bastante a atenção e já quero agendar conversas com essas empresas para entender melhor como aplicaram determinadas soluções”.

Além das empresas mais inovadoras do Sul, o ranking Campeãs da Inovação, possui categorias especiais como Cooperativas de Produção, Ensino e Pesquisa, Entidades Empresariais, MPEs e Startups, Parques Tecnológicos (item que estreou nesta edição) e Estatais, Filantrópicas e Empresas/Organizações sem Fins Lucrativos.