Entidades que acolhem animais recebem ração da Prefeitura de Londrina

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Londrina entregou, nesta semana, seis toneladas de ração para a Defensora dos Animais de Londrina (ADA). A entrega aconteceu por meio do programa municipal de doação de ração animal, Banco de Ração, no estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas. Nesta quinta-feira, a SEMA fará a entrega de uma tonelada de ração para a SOS Vida Animal.

A presidente e fundadora da ADA, Anne Moraes, esteve presente no parque para receber a doação, coordenada pela veterinária da Sema, Fernanda Maria de Oliveira Dias. O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, também acompanhou a entrega.

De acordo com a veterinária da Sema, Fernanda Maria de Oliveira Dias, o programa objetiva comprar e captar doações de rações para cães e gatos e promover sua distribuição, diretamente ou através de entidades previamente cadastradas – organizações não governamentais (ONGs), protetores independentes e pessoas e/ou famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional que possuem animais, assistidas ou não por entidades assistenciais, contribuindo diretamente para a saúde animal. Atualmente, o programa conta com 563 famílias e 388 protetores cadastrados.

O secretário Marcelo Canhada ressaltou que o Banco de Ração é uma política pública inédita no Município de Londrina. “Até pouco tempo não havia uma política de bem-estar animal em Londrina. O Banco de Ração presta socorro para as pessoas que têm sensibilidade com os animais e que têm um papel importante na sociedade. A ADA presta um trabalho excepcional é administrada com muito comprometimento com a causa animal e o poder público tem o papel de auxiliar e contribuir para que a ADA e outras iniciativas possam ser bem-sucedidas. Nós criamos uma Diretoria de Bem-estar Animal, especificamente para tratar da causa animal, e nos próximos dias vamos encaminhar o projeto de construção do Centro de Bem-Estar Animal para licitação”, ressaltou.

Esta é a terceira entrega de rações para a ADA em 2022, por meio do programa, cujo investimento foi de$ R$ 27.750. Somente neste ano, a intuição já recebeu 19.125 toneladas de ração da Prefeitura, incluído os números de hoje. Segundo a presidente da ONG, a doação faz muita diferença porque o consumo de ração é muito grande na ADA e o custo é pesado para a instituição, visto que as doações caíram a partir da pandemia. “Com esta ração doada pela Prefeitura conseguimos respirar e conseguir mais uns dias para captar dinheiro para comprar ração para o restante do mês”, afirmou Anne Moraes.

A ADA utiliza 17 toneladas de ração, por mês, para alimentar os animais uma vez por dia, justamente por não conseguir comprar toda a ração necessária. A instituição tem cerca de 800 cães e 160 gatos. Pessoas interessadas em fazer doações para a ADA podem entrar em contato pela página do Instagram (clique aqui). Também é possível doar pelo PIX adalondrina@gmail.com.

O Banco de Ração é regulamentado pelo Decreto nº 1.454 e criado pela sanção da Lei nº 12.718, de 22 de junho de 2018, de autoria da vereadora Daniele Ziober, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati. A ração comprada pela Prefeitura é chamada de Premium, considerada de ótima qualidade, por possui alto teor proteico e todos os nutrientes essenciais para a saúde animal, como os aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. “Temos ração standard e Premium. Nesta semana, a entrega foi de 150 unidades de 15Kg ração premium e 150 unidade 25Kg Standard para a ADA”, informou a veterinária da Sema, Fernanda Maria de Oliveira Dias.

Como se inscrever no Banco de Ração – Podem se inscrever no programa pessoas em situação de vulnerabilidade social, protetores e ONGs de cuidados animais. Para isso, é necessário preencher um formulário disponível no site da Sema, no link de Bem-Estar Animal, na aba Banco de Ração (clique aqui para ser direcionado).

Quem não tem acesso à internet pode ir presencialmente na sede da Sema, que fica na Rua da Natureza, 155, dentro do Parque Municipal Arthur Thomas, no Jardim Piza. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, e o telefone para contato é o (43) 3372-4775.

Bem-estar Animal – Além do Banco de Ração, em Londrina há a Lei Municipal nº Lei 12.695/2018, que criou um Fundo Municipal de Proteção aos Animais (Fupa) e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa aos Animais (COMUPDA), cuja função é auxiliar na definição das políticas públicas e no acompanhamento das ações executadas pela Sema, em prol de animais domesticados e silvestres. Antes de o prefeito Marcelo Belinati assumir a administração municipal, não havia nenhuma política pública de bem-estar animal instituída formalmente na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *