Evento debate violência doméstica e familiar em condomínios

A Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) – com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina – realiza um evento inédito para debater a violência doméstica e familiar nos condomínios paranaenses.   O encontro online vai acontecer no dia 1º de agosto, das 9h às 11h, será aberto a todas as pessoas que residem ou trabalham nos ambientes coletivos residenciais ou comerciais do Paraná, tais como moradores, síndicos, porteiros, zeladores, funcionários, administradores, prestadores de serviço e empresas terceirizadas.   As inscrições gratuitas já podem ser feitas pelo https://forms.gle/AeHeuyqRZboVHNfEA    O link da transmissão será enviado em seguida e os participantes vão receber certificação pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.
 
Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam aumento de todos os tipos de violência contra a mulher em 2022. Além dos casos de homicídio e estupro – onde 88,7% das vítimas se identificaram pelo sexo feminino- o crime de feminicídio, cometido por questões de gênero, cresceu em todo o país: foram 1.437 crimes em 2022, contra 1.347 casos no ano anterior, aumento de 6,1%.    Em números absolutos, o Paraná registrou 77 mortes e ficou em sexto lugar; atrás de São Paulo (195), Minas Gerais (171), Rio de Janeiro (111), Rio Grande do Sul (110) e Bahia (107). O assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou discriminação de gênero é considerado crime hediondo por lei federal, desde 2015.  

No Paraná, entrou em vigor em julho de 2022 a lei estadual 21.156 que prevê medidas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher; tais como palestras, debates e outros eventos com a presença de especialistas – tudo para conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar os crimes e como socorrer as vítimas.   “Não podemos ficar omissos numa discussão urgente como essa, diante de números tão alarmantes de violência contra a mulher”, afirma o presidente da AACEP, Claudio Marcelo Baiak, presidente da AACEP; entidade que representa cerca de 2 mil condomínios onde vivem mais de 740 mil paranaenses.

“Condomínios são comunidades onde todos devem morar em segurança, principalmente mulheres e crianças. É importante que vítimas moradores em geral saibam como proceder em casos de violência doméstica ou algum tipo de ameaça às mulheres. Por isso, desejamos trazer discussões semelhantes à Curitiba e Região Metropolitana em breve”, complementa.  

Condomínio tem que denunciar casos de violência

Outra lei em vigor no Paraná (20.145/20) obriga condomínios residenciais e comerciais a acionarem os órgãos de segurança pública em caso de ocorrência ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou pessoas idosas.   Pela lei, os condomínios devem orientar os moradores a notificarem o síndico ou o administrador de forma imediata em casos de agressão. O descumprimento da norma pode gerar penalidades administrativas e até multas.   “Daí a importância de um evento como esse, que vai repassar essas orientações e focar em como lidar com os casos de violência doméstica em condomínios e a responsabilidade de cada um”, completa o presidente da AACEP.  

Presenças confirmadas

Entre os nomes que vão participar do debate e falar sobre como é a experiência de Londrina no enfrentamento à violência estão Claudio Marcelo Baiak e Liange Hiroe Doy Fernandes, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina.   Outras autoridades como Cláudia Bertolla – juíza do 1° Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Londrina – Claudete Carvalho Canezin, Coordenadora Estadual do Núcleo Maria da Penha, e Karel Marik, advogado da área condominial, também vão participar das discussões.  


Serviço
O que: Evento debate Violência doméstica e familiar nos condomínios: a experiência de Londrina no enfrentamento à violência
Quando: Dia 1º de agosto (terça-feira), das 9h às 11h
Como participar: As inscrições já podem ser feitas pelo https://forms.gle/AeHeuyqRZboVHNfEA O link da transmissão será enviado em seguida
Quanto custa: Gratuito
Informações: tel. 41-98771-1017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *