Eventos corporativos vão movimentar Londrina até dezembro


Expectativa é que a Cidade atraia cerca de 6 mil visitantes, que vão impactar toda a cadeia produtiva, incluindo bares, restaurantes, hotéis, comércio e transporte

Londrina tem consolidado sua posição como polo de turismo de negócios no Paraná. No último trimestre de 2025, grandes eventos como Construtech Week, LiDERE+, Percepções e FIIL devem reunir cerca de seis mil participantes na cidade. A movimentação de pessoas, atraída pela programação diversificada, que passeia pelos segmentos da beleza à construção civil, fortalece a hotelaria local e toda a cadeia produtiva, que inclui bares e restaurantes, transporte, comércio e serviços técnicos.

“O visitante corporativo gasta mais, permanece em média de um a dois dias na cidade e cria conexões que atraem novos investimentos e negócios. O impacto econômico desses encontros corporativos vai muito além das datas em que ocorrem, eles projetam Londrina como referência em inovação e empreendedorismo”, afirma o presidente do Londrina Convention & Visitors Bureau, Fernando Teixeira.

O calendário corporativo no segundo semestre costuma ser mais movimentado na cidade. De outubro a dezembro, Londrina receberá edições de eventos já consolidados, como a Construtech Week (CW25) e o LiDERE+, dos segmentos de construção civil e negócios, e inéditos, como o Percepções, na área da beleza, setor que emprega quase 5 mil pessoas no Paraná, segundo levantamento do Sebrae/PR.

CW25

No dia 2 de outubro, a cidade sediará a 7ª edição da CW25, que é gratuita, tem vagas limitadas, e será realizada no Villa Planalto. Na avaliação da presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon PR Norte), Celia Catussi, as agendas vinculadas à construção civil e setores correlatos desempenham papel estratégico no desenvolvimento econômico e tecnológico da região de Londrina. No ano passado, a CW25 recebeu 750 pessoas.

“Sob a perspectiva econômica, geram recursos que fortalecem o crescimento regional, ampliam as oportunidades de negócios e promovem a expansão dos mercados, além de dinamizar as cadeias produtivas. Do ponto de vista da inovação, a difusão de conteúdos relacionados a novas tecnologias e sustentabilidade possibilita a preparação da indústria para os desafios futuros”, destaca Celia.

LiDERE+

Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Vera Antunes, os grandes eventos representam oportunidades de aquecer a economia e atrair recursos de outras regiões. A Acil conhece este cenário de perto, com a realização do LiDERE+, que está chegando à 9ª edição, nos dias 15 e 16 de outubro, e que em 2024 reuniu pouco mais de 2,2 mil inscritos.

Ela afirma que o impacto desses encontros empresariais favorece a geração de empregos temporários e fortalece toda a cadeia produtiva regional, beneficiando fornecedores, prestadores de serviços e produtores locais. Além disso, ela acrescenta que contribuem para a capacitação – tanto do empresário quanto do colaborador -, estimulam o desenvolvimento da infraestrutura e intensificam a mobilidade e a conectividade.

“Os eventos também têm a capacidade de reforçar o perfil econômico de Londrina e, certamente, devem ganhar força na constituição do PIB de nossa cidade. Por isso, a realização é estratégica e deve ser vista como uma excelente oportunidade para o desenvolvimento regional,” enfatiza.

Percepções

A principal novidade na agenda de 2025 será a 4ª edição do Percepções, uma capacitação para profissionais da beleza que ocorre pela primeira vez em Londrina. As edições anteriores foram realizadas em São Paulo (SP), Madrid, na Espanha, e em Goiânia (GO). A programação de workshops e painéis conta com atrações nacionais e internacionais do segmento.

Nomes como Nell Carmo, considerado um dos maiores cabeleireiros do País; Fabiane Chagas, presença internacional; Nill Vale, autoridade em visagismo, mechas e colorimetria; Ricky Moica, especialista em loiros personalizados e visagismo; Nayara Bezerra, criadora da NB Professional e referência em loiros; além dos cabeleireiros Lincoln Tramontini, de Londrina, e Murilo Galindo, de Rolândia, integram a lista de convidados. A expectativa é de um público de 250 pessoas no Espaço Alpha Prime.

“Será a primeira vez que Londrina receberá grandes nomes da beleza em um único dia. Para nós, é uma alegria trazer esse treinamento para cá, a cidade onde a Papel Para Mechas nasceu e de onde se expande para o mundo. Queremos mostrar aos profissionais da região que é possível combinar sustentabilidade e beleza”, diz Lucas Olivetti, CEO da Papel Para Mechas, empresa organizadora do Percepções, que é especializada na fabricação de papéis recicláveis e tecnológicos para substituir o uso do alumínio nos salões de beleza.

FIIL

A cidade encerrará o ano com a segunda edição do Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL), programado para os dias 27 e 28 de novembro. O diretor superintendente do Estação 43, Hemerson Ravaneda, diz que o foco neste ano é mostrar Londrina para fora e a expectativa é receber aproximadamente 3 mil visitantes no Parque Ney Braga.

“Nós estamos fazendo um trabalho muito grande com os deputados federais e estaduais, comando da aeronáutica e ministérios. Teremos uma arena dedicada à govtech, com a presença de autoridades confirmadas, como secretários estaduais de áreas de Saúde e Planejamento. Buscamos um público de fora para que possamos ‘vender’ a cidade”, destaca.