Ex-presidente do LEC recebe homenagem em Curitiba

Ariobaldo Frisselli e Iran Campos (Foto: Divulgação)

O empresário Iran Campos, ex-presidente do Londrina Esporte Clube, foi homenageado na tarde desta sexta-feira (8), em Curitiba. O evento, na Paraná Esporte, do governo do Estado, ocorreu em celebração à biografia recém-publicada do dirigente, de autoria de Ariobaldo Frisselli. O livro registra o legado do paraibano nascido na cidade de Patos, em 1953, mas que se destacou no Paraná. Além de presidente e diretor da base do LEC, Iran Campos foi organizador da Taça Londrina Sub 20.

O dirigente sempre priorizou o acesso dos atletas das categorias de base ao elenco principal. Foi responsável pela revelação do atacante Elber, de renome no LEC, Seleção Brasileira de novos e que chegou à equipe principal da Canarinho. Após reprovar em “peneiradas” do Tubarãozinho, Elber conseguiu emprego em um banco e já havia descartado tentar a sorte no futebol. No entanto, foi visto pelos diretores do LEC Iran Campos e Dorival Pagani em uma partida de futsal e convidado para um novo teste. Teve então uma ascensão meteórica nos juniores. Despediu-se dos profissionais do Londrina com gol em Clássico do Café diante do Grêmio Maringá, em 1991, e foi vendido ao Milan da Itália.

Posteriormente, jogou no Grasshopper da Suíça e foi campeão mundial pelo Bayern de Munique da Alemanha.

Iran conta que inclusive quis ser jogador. Mas tinha que trabalhar em feira para ajudar a colocar comida na mesa de casa. “A gente veio em um Fenemê, pau de arara. Eu com cinco anos e minha irmã com sete meses. E meu pai veio aqui pra trabalhar na safra de café”, conta ele.

Taça Londrina
Elber foi um dos participantes da Taça Londrina de Juniores. O torneio organizado por Iran Campos ocorreu entre 1988 a 2000, iniciado com o nome Copa Contubos de Futebol Júnior. Equipes como Criciúma (SC), Grêmio (RS), Atlético (MG), Cruzeiro (MG), Goiás (GO), Corinthians (SP), Seleção Japonesa, entre outras, participaram da competição. “Cada atleta que entra no Londrina e se realiza, eu me sinto realizado junto com eles. Meu sonho era um dia ser jogador de futebol profissional. Deus me deu algo muito melhor”, destacou Iran Campos.

A competição também contava com congressos técnicos e, em um deles, participou o treinador da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1990, Sebastião Lazaroni. O torneio chegou a ser o segundo de maior importância na categoria no Brasil, atrás apenas da Copa São Paulo de Juniores.

A biografia escrita e publicada em 2024 pelo professor Ariobaldo Frisselli foi distribuída entre familiares, imprensa e amigos. A idealização ocorreu em 2024.. “Eu tinha. Escrevi na época dois livros técnicos, de futebol e futebol suíço. Quis me aprimorar na parte de biografia. Nada melhor que o Iran”, destaca o autor. A biografia contém a história de Iran Campos e depoimentos de ícones do esporte do norte do Paraná.

Iran também foi presidente do Júnior Team, equipe do interior paranaense surgida para formar novos talentos no futebol. O empresário é um dos idealizadores do tradicional encontro anual de ex-atletas do Tubarão. Iran é presença constante nos jogos do LEC e também ajuda na divulgação do clube distribuindo camisas alvicelestes.

Livros


A biografia “Iran Campos dos Santos – Uma vida de perseverança”, escrita pelo professor Ariobaldo Frisselli, é o mais recente livro sobre futebol de Londrina. O primeiro foi “Londrina Esporte Clube – Do Caçula Gigante ao Tubarão”, de 1996, feito pelo radialista J. Mateus, que também deu depoimento para a obra de Frisselli.

Autores como Jorge Junior, Thiago Mossini, Aurélio Cardoso e Felipe Lessa também escreveram sobre o alviceleste. Curiosamente, o primeiro livro a citar o clube é “História do Futebol do Paraná”, de Francisco Genaro Cardoso, lançado em 1978. O autor menciona o Londrina a partir de 1958, por exemplo, quando fala do “recém-fundado” de 1956 como uma “força potencial” ao lado de Paranavaí, Comercial de Cornélio Procópio e Mandaguari. Hoje o Londrina é o maior vencedor de estaduais no interior do Paraná. Cinco ao todo. Também foi campeão da Taça de Prata do Brasileirão e da Primeira Liga do Brasil. Foi semifinalista do Campeonato Brasileiro da 1ª divisão de 1977.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)