Foram cinco dias com recordes diários de público; evento levou 45 mil visitantes para celebrar os 70 anos da ACEL e os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão
A edição 2025 da Expo Japão prometia ser grande. O tempo ajudou, e mesmo com sol e calor ou frio e chuva, o público não desanimou e marcou presença nos cinco dias de evento. Segundo a organização, 45 mil pessoas passaram pela feira. A Expo Japão faz parte do calendário oficial da cidade de Londrina e realizou a edição deste ano em um espaço de 6 mil metros quadrados de área coberta, com a presença de mais de 100 expositores e praça gastronômica com restaurantes, food trucks, lanchonetes e área para 2.200 pessoas.
O tema deste ano, Tradição que emociona, Cultura que conecta, fez jus ao propósito do evento, de promover valores japoneses como respeito ao próximo, espírito de coletividade e homenagem aos antepassados. O evento foi realizado de 18 a 22 de junho.
“A energia positiva imperou e a Expo Japão cumpriu seu propósito de unir culturas e laços, celebrando a tradição e o espírito de colaboração entre o Brasil e o Japão. A nossa expectativa era grande e expressamos aqui nosso agradecimento a cada um dos visitantes que esteve presente na Expo Japão 2025”, comentou o coordenador do evento, Luciano Matsumoto.
Recorde de público
Os organizadores comemoram o incremento de 15% do público presente em todos os dias da feira, “batendo os números do ano passado, quando tivemos 39 mil pessoas na festa. Nesta edição de 2025, chegamos ao número de 45 mil visitantes, fato que consolida a Expo Japão como um dos maiores festivais japoneses realizados no Brasil.”
Entram como destaques da programação, a 62ª Exposição Agrícola, mostra tradicional dos pequenos produtores rurais da região, e a programação do palco principal, que trouxe mais de 40 horas de apresentações de artistas, escolas, grupos e entidades. “Dentro do Pavilhão Cultural, tivemos exposições de ikebanas, vestimentas, além de workshops de origami, degustação de sakê, cerimônia do chá, elementos da cultura japonesa demonstrados na feira.”
A agenda técnica da Expo Japão foi marcada pela 12º Agroinovatec, simpósio dedicado à inovação no campo, com conteúdo voltado para a piscicultura comercial; melhoramento genético biotecnológico voltado para a mudança climática e as Startups para a agricultura.
Passeio em família
Com áreas dedicadas à produção agrícola como a Fazendinha, e atrações para todas as idades, a Expo Japão foi o local ideal para passar o dia em família. “Trouxemos atrativos para crianças, jovens, adultos e idosos. É uma festa que integra todas as gerações.”
Voluntários
No setor comercial, com a presença de mais de 100 expositores, a organização diz que já coletou balanços com retornos positivos. “Temos muitos parceiros que já confirmaram presença no ano que vem. A Expo Japão é um evento realizado a várias mãos e, nos dias do evento, contamos com a colaboração de quase 300 voluntários que atuam na bilheteria, nos restaurantes, na administração, na operação. São pessoas que doam seus talentos para esta festa acontecer”, finaliza Luciano Matsumoto.
Promoção e patrocínio:
A Expo Japão 2025 é um projeto viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Patrocínio: Secretaria de Turismo do Governo do Paraná, Fundação Kunito Miyazaka, Sementes Mauá, Sicoob Ouro Verde, Cooperativa Integrada, A.Yoshii, AgroHara, Otocentro, Ponto Rural, GWM, Clínica Cinagawa, Sunap, Hachimitsu, Sakura, Unimed Londrina, Estacenter, Hoftalon Clinic, HMB Lovat, Loc.Med, Itamaraty, IDR-Paraná, Deputado Estadual Jairo Tamura, St. James International School, Casa Médica, Codel, Almeida Mercados, ECO Educativa, Clima Eventos, Sanepar, Semegrão, ReoboTea, Valmon, Chopp Brasser, Midiograf. Apoio: Prefeitura de Londrina, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Governo do Paraná, TCGL, RPC, Folha de Londrina. Promoção: ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina. Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal/Brasil União e Reconstrução.