Filmes londrinenses concorrem a prêmios no 26° Festival Kinoarte de Cinema

Júri oficial e popular premiam com troféu e dinheiro o melhor curta-metragem feito em Londrina

“Estou feliz e ansiosa, mas a participação já é o prêmio”, diz Larissa Pontes, logo após sair da exibição de seu filme “Incandescente”, que integra a programação de curtas londrinenses do 26° Festival Kinoarte de Cinema. O filme de Larissa é um dos 14 curtas-metragens a concorrer na mostra competitiva londrinense, que premia o melhor curta de Londrina. Pelo júri popular, o melhor filme ganha o troféu Francelino França, e a produção escolhida pelo júri oficial recebe o troféu, além da quantia de R$1 mil reais.

Até sexta-feira, 1º, o público ainda pode conferir e dar nota aos títulos “O Tempo”, “À Brasa”, “O Roubo do Trator”, “Speculo”, “Chorumelas” e “Crua”, que serão exibidos sempre em duplas, antes do longa-metragem da noite, a partir das 20h, no Cine Villa Rica.

O veredito dos júris popular e oficial será divulgado na noite de premiação, no dia 3 de novembro, a partir das 19h30. Para finalizar a etapa de exibições do festival, o filme “O Clube das Mulheres de Negócios”, da diretora Anna Muylaert, encerra a noite de premiações.

COMPETITIVA LONDRINENSE DE CURTAS-METRAGENS 

Os títulos competem entre si na mostra competitiva londrinense, um conjunto de sessões em que o público dá notas aos filmes de curta duração. São distribuídas cédulas de votação com uma escala de 1 a 5, em que 1 é regular e 5, excelente.

Além da competitiva londrinense, há ainda as competitivas paranaense, nacional e ibero-americanas, em que os vencedores também levam a premiação em dinheiro e o troféu Francelino França, confeccionado pelo artista Chico Santos.  

Londrina já passou pela tela do Cine Villa em diversos filmes, como nos curtas “Na Estrada Pra Califórnia”, de Louisa Savignon, “Não Estamos Sós”, do coletivo CineKombi Clube, e “Andanças”, de Lucas Manfré. Os longas “O Homem Crocodilo”, de Rodrigo Grota e “O Bispo e o Artista”, de Luciano Pascoal também já passaram pelo festival Kinoarte.

CURTAS ANTES DOS LONGAS

A estratégia de exibir os curtas londrinenses antes do longa-metragem da noite é uma forma de encher a sala de cinema do Cine Villa Rica e valorizar as produções feitas em Londrina. Esse é o momento especial em que os realizadores locais querem ver seus filmes na companhia da família, amigos e companheiros de set na tela do cinema. Muitos, assim como Larissa Pontes, estão inscritos pela primeira vez.

               Assim como toda a programação do festival, as sessões de curtas também são gratuitas. Neste ano, grande parte da programação conta com recursos de acessibilidade e toda a programação de curtas-metragens dispões dos recursos de legendagem descritiva, descrição de áudio e libras.

SERVIÇO

Próximas sessões da competitiva londrinense

Sempre às 20h da noite, no Cine Villa Rica

Gratuito

30/10

O Tempo – Ana Carolina Claro

À Brasa – Lucas Manfré e Náthali Abatti

31/10

O Roubo do Trator – Diogo Blanco

Speculo – Isabella Mazzioni dos Reis

1/11

Chorumelas – Raquel Deliberador

Crua – Ana Beatriz Campana e Luana Giroto

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO 26° FESTIVAL KINOARTE DE CINEMA

Quando: 3/11

Local: Cine Villa Rica

Horário: 19h30

Gratuito