Os formandos do curso Regular de Teatro da Escola Municipal de Teatro de Londrina apresentam o espetáculo “Sem Saída”, de Silvio Ribeiro, com direção de José Henrique. As apresentações acontecem nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 29, 30 e 31, sempre às 20h, na Divisão de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), localizada na Avenida Celso Garcia Cid, 205.
Os ingressos estão disponíveis no site Sympla, com valores de R$ 20 (antecipado) e R$ 40 no dia do evento.
A peça se passa em um universo distópico, onde um grupo de pessoas busca refúgio em um porão enquanto a elite privilegiada vive isolada em torres. Em meio a esse contraste social, os personagens enfrentam a opressão e os conflitos internos do grupo. A narrativa propõe uma reflexão sobre empatia, convivência e resistência coletiva.
O autor do texto e coordenador da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), Silvio Ribeiro, contou que escreveu a obra durante a pandemia de Covid-19. Ele destacou que o processo representou uma mudança em relação ao gênero com o qual estava acostumado a trabalhar, já que normalmente escreve comédias.
“Me despertou a atenção ver todo mundo isolado, e fiquei imaginando um futuro distópico caso a situação continuasse. Quem seriam os dominantes e quem seriam os dominados? E se tivéssemos que continuar confinados para sempre? Então, foi essa a inspiração para o texto. Ao final de 2024, adaptei e escrevi a versão para essa turma”, explicou Ribeiro.
O diretor da peça, José Henrique, contou que o processo da montagem foi um trabalho coletivo, com grande envolvimento de todos os alunos, desde a criação das cenas até o figurino, a maquiagem e a cenografia.
“O espetáculo fala de urgências, mas também de encontros. Mostra uma sociedade falida, mas revela que a essência humana resiste e se refaz no contato com o outro. A experiência da montagem é muito importante porque é quando a obra finalmente encontra seu público e, por isso, o momento da formatura é sempre tão especial e simbólico. Convido todo o público londrinense a assistir a ‘Sem Saída’, um espetáculo feito com muita atenção, entrega e dedicação”, disse.
Compõe o elenco Alessandra Mihe, Emy Raquel, Georgia Garcia, LLove, Lyuth Kay, Matheus Domingues, Mika Kilic, Nayumi Moura, Olivia Motta, Ranara Thaissa e Thalita Queiroz, que celebram com o espetáculo o encerramento de seu ciclo de formação artística.
A Funcart mantém convênio com a Prefeitura de Londrina, via Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (NCom) da Prefeitura de Londrina.