Frio aumenta preocupação com síndromes respiratórias

Para manter a população informada e alerta sobre os riscos das síndromes Gripal (SG) e Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Prefeitura de Londrina traz um panorama referente à circulação destes vírus e agentes em território local. O boletim divulgado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com dados de 15 a 21 de junho, aponta leve redução no número de notificações de SRAG em comparação com a semana anterior. A queda foi de 35 para 29 em pessoas adultas, enquanto em crianças o total se manteve em 13 registros contabilizados.

Com relação à circulação viral, a taxa de positividade caiu de 68,8% para 64,7%, sendo os principais vírus encontrados o Influenza A, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Rinovírus e Metapneumovírus. Da última semana analisada para a atual, o número de óbitos em Londrina, computados em 2025, aumentou de 82 para 88.

Quanto aos atendimentos nos serviços municipais de Urgência para Síndrome Gripal, aqueles voltados a crianças no Pronto Atendimento Infantil (PAI) somaram 3.067 na última semana. Deste total geral, 1.429 referem-se à Síndrome Gripal, o que representa 46,9% dos atendimentos nesse local. Já acerca de adultos atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs), foram 13.023 atendimentos feitos, dos quais 3.080 (23,65%) foram de Síndrome Gripal.

O monitoramento da SMS é feito todas as semanas com levantamentos que incluem as chamadas unidades sentinelas de Londrina para acompanhamento dos vírus que circulam. As amostras coletadas são encaminhadas para análise do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

A diretora de Vigilância em Saúde, da SMS, Fernanda Fabrin, contextualizou o momento atual em Londrina, levando em conta a redução substancial das temperaturas nos últimos dias, quando estão sendo registradas as mais baixas de 2025. “Esse momento é de redobrar a atenção, a situação de saúde ainda representa desafios significativos. O total de quase 90 óbitos evidencia a preocupação gerada, especialmente pelo fato de a cobertura vacinal permanecer baixa, mesmo com tantas ações e estratégias aplicadas pela SMS, o que reforça a vulnerabilidade da população”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de intensificar as ações de vacinação e de conscientização, reforçando a necessidade de cuidados adicionais durante o período de temperaturas mais baixas. “O clima mais frio favorece a propagação de doenças respiratórias e outras enfermidades. É fundamental que a população continue participando das campanhas e adotando medidas preventivas para reduzir os riscos e contribuir para proteger a saúde coletiva”, enfatizou Fabrin.

Ações – Parte das diversas atuações da SMS espalhadas por Londrina, nesta quarta-feira (25), no período da manhã, foi realizada vacinação contra a gripe na Universidade Positivo, na região sul. O mesmo local ainda receberá vacinação à noite, a partir das 18h30, para docentes, estudantes e demais funcionários e trabalhadores que atuam no espaço.

Também na quarta-feira (25) foi ofertada vacina no Colégio Adventista, na região oeste, das 10h às 14h, aberta a alunos, professores, funcionários e familiares que passaram pelo local. Outras vacinações estão sendo articuladas em parceria com estabelecimentos da cidade, a serem confirmadas. E, no sábado (28), durante o evento “Orgulho no meu Bairro”, no Conjunto Lindóia e adjacências, na zona leste, a SMS levará equipe para vacinar a população, com atendimentos das 14h às 18h. Os serviços prestados pela Prefeitura neste bairro estarão concentrados na área do Campo de Futebol do Lindóia.

Cobertura vacinal – O boletim informativo desta semana também trouxe índices numéricos sobre a cobertura vacinal contra a gripe (Influenza) em Londrina. Os percentuais apontados são de 53,35% em idosos, 27,67% em crianças e 24,05% em gestantes. Somados esses três grupos prioritários da campanha, o alcance vacinal atual é de 46,26% até o dia 24 de junho. A recomendação do Ministério da Saúde, em todo o Brasil, é de, no mínimo, 90% de alcance do público-alvo da campanha.