Funcionários do Aeroporto promovem tarde musical no Lar dos Vovôs e Vovozinhas

Funcionários do Aeroporto de Londrina promoveram uma tarde de música e alegria para os mais de 60 idosos abrigados no Lar dos Vovôs e Vovozinhas nesta quarta-feira (26). Com direito a lanche, karaokê e decoração festiva, supervisores e analistas do aeroporto interagiram a composição autoral

Aos 90 anos, Dona Augusta da Silva Fortunato, cantou ao microfone uma música de sua própria autoria: “Depois que você partiu/Meu mundo vazio/Eu fiquei sozinho…”. Ela conta que já não lembra o nome da composição: “Faz muito tempo”. Mas garante que não foi a única música que compôs. “Gosto muito de música”. 

Assim como Roberto Alves Feitosa, 67. Mesmo com limitações para andar, ele fez questão de sentar ao lado do karaokê e entoou vários sucessos. Na despedida, queria saber quando a equipe voltaria: “Pode vir mais vezes”, disse.

A atividade no Lar dos Vovôs e Vovozinhas faz parte da Semana Internacional de Voluntariado da Motiva. Para a Supervisora de Operações e Segurança do Aeroporto de Londrina, Amabilly Silva, poder proporcionar a atividade foi uma realização.

“Foi muito gratificante poder sentir a energia de todos os idosos que ali estavam, por mais debilitados que estivessem, eles participaram, se empenharam em cantar, se divertiram, se alegraram. E é exatamente isso que a Motiva traz para a gente de valor sobre a integração. Não somente a integração com os idosos ali no Lar, mas também com as cuidadoras e entre a nossa própria equipe. Nós estávamos fora do nosso ambiente de trabalho e conseguimos interagir de uma forma diferente”, destaca.

Faz parte dos valores da Motiva impactar de forma positiva a sociedade nos locais onde atua, explica a supervisora. “A gente traz esse voluntariado como um impacto positivo na vida dessas pessoas. Muitos, na própria despedida, já nos questionaram quando iríamos voltar e isso é muito gratificante: saber que, de fato, eles entregaram não só a participação, mas também o carinho e o amor pela ação”, comemora.

Benefícios para os idosos

Juliana Silva Pereira Cândido, psicóloga no Lar, diz que ações como a promovida pela Motiva trazem diversos benefícios para os idosos abrigados.

“Mesmo que a gente tenha todos os cuidados, eles estão em uma Instituição de Longa Permanência, então acabam ficando em um espaço mais fechado. Quando a gente oferece essas atividades para eles é muito bom. E eu, particularmente, gosto muito quando não são pessoas da área da saúde, porque têm um outro olhar. Isso, com certeza, contribui bastante para a saúde mental. Ter esses estímulos de música, de conversa, de contar histórias”, explica.

Segundo Juliana, o período pós pandemia se estendeu no Lar, em virtude dos cuidados necessários com a saúde dos idosos, e atividades com pessoas externas têm acontecido com maior frequência somente neste ano. Ela explica que sempre existe uma possibilidade de adaptação das propostas de voluntariado.

“A gente sempre tenta adaptar e estimular a participação deles. Eu percebo que as pessoas, às vezes, fantasiam, e acabam se chocando com a realidade, saem daqui tristes, achando que os idosos estão abandonados. Eu explico que não é assim. Aqui é um espaço de garantia de direitos. Conseguimos oferecer qualidade de vida, acesso à saúde, fisioterapia, psicólogo, enfermeira 24 horas – coisas que em casa a família não consegue”, pontua.

O Lar dos Vovôs e Vovozinhas, composto pelo Lar dos Vovôs Raul Faria Carneiro e pelo Lar das Vovozinhas Gilda Marconi, foi fundado em 1953, inicialmente como um albergue. A partir de 2006, a entidade filantrópica mudou de perfil e passou a atender idosos de forma permanente.

Sobre a Semana Internacional de Voluntariado

A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, está promovendo 15 ações solidárias durante a Semana Internacional do Voluntariado. A programação acontecerá de 25 de novembro a 6 de dezembro, beneficiando mais de 3 mil pessoas que vivem nas regiões atendidas pelas rodovias, aeroportos, trens, metrôs e VLT administrados pela companhia.

Entre as atividades previstas estão oficinas educacionais, ações ambientais, atividades recreativas e iniciativas de promoção à saúde. Aproximadamente 380 colaboradores da Motiva dedicarão 57 horas de trabalho voluntário ao longo da semana, levando apoio e atenção a diversas instituições parceiras.

As ações deste ano abrangem os estados da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Piauí, Maranhão e Tocantins. Em 2024, mais de 3 mil colaboradores já haviam participado de iniciativas do Programa de Voluntariado da Motiva, reforçando o engajamento da empresa em projetos sociais.

Atualmente, cerca de 3 mil colaboradores de rodovias, aeroportos, trens, metrôs e VLT estão inscritos no Programa de Voluntariado da Motiva, contribuindo regularmente com ações presenciais e virtuais do programa.