Em outubro, a Fundação Copel completa 54 anos e inicia uma nova fase de sua história. A celebração marca o lançamento de uma identidade renovada, que traduz a maturidade e o olhar para o futuro de uma das maiores entidades de previdência complementar do país. O movimento une duas dimensões que definem a trajetória da instituição: tradição e inovação.
Criada em 1971, em Curitiba (PR), a Fundação Copel nasceu como uma entidade fechada e sem fins lucrativos, destinada a garantir benefícios complementares à aposentadoria dos empregados das empresas patrocinadoras. Em 1989, ampliou seu escopo e passou a oferecer cobertura médica, hospitalar, odontológica e farmacêutica. Desde então, consolidou-se como o maior fundo de pensão do Sul do Brasil, reconhecido pela gestão sólida e pela capacidade de evoluir com o tempo.
“A Fundação Copel construiu uma base sólida ao longo de cinco décadas, principalmente em relação à governança corporativa. Agora, estamos preparados para o próximo passo, rumo à expansão. A expectativa é, em quatro anos, subir do 12º para o sétimo lugar no ranking nacional de previdência privada fechada no Brasil”, afirma Ana Letícia Feller, presidente da Fundação Copel.
A atualização da marca acompanha o novo posicionamento estratégico da instituição. A identidade visual foi redesenhada para expressar confiança, cuidado e futuro, e o slogan “O plano é viver bem” sintetiza a proposta de valor da Fundação Copel: integrar planejamento financeiro e qualidade de vida em uma mesma jornada.
Mais do que uma mudança de aparência, a iniciativa reflete a evolução da cultura organizacional. A Fundação Copel – ou FC, como é conhecida pelo seu público interno – revisou seus valores e reafirmou compromissos com integridade, humanização, comprometimento, verdade e respeito. “Queremos aproximar colaboradores, participantes e parceiros em torno do mesmo propósito, reforçando o cuidado com pessoas em todas as fases da vida”, complementa Ana Letícia.
Com R$ 15,4 bilhões em ativos sob gestão, mais de 40 mil vidas protegidas e uma rede de mais de 5 mil parceiros de saúde espalhados pelo Paraná, a Fundação Copel reafirma sua solidez e protagonismo entre as entidades de previdência e saúde suplementar no Brasil. A instituição conta com colaboradores especializados e coleciona reconhecimentos por boas práticas de gestão, como o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, o Global Healthy Workplaces – Winner 2023 e o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida.
Esse desempenho é o ponto de partida para o novo ciclo de crescimento, baseado em uma estratégia de expansão sustentada pela eficiência operacional, pela governança e pela inovação em seus processos. A meta é ampliar sua atuação nacionalmente e fortalecer sua posição no mercado de previdência privada fechada.
Em 2025, a incorporação do plano de previdência da Mais Futuro reforçou essa direção, ao ampliar o número de participantes e consolidar a Fundação Copel como uma das entidades brasileiras preparadas com estrutura e governança para integrar outros fundos de pensão. O movimento simboliza uma organização madura, pronta para crescer com solidez e propósito.
“Olhamos para o futuro com o mesmo compromisso que nos trouxe até aqui: cuidar das pessoas, proteger seus sonhos e garantir um amanhã mais tranquilo. Nossa missão continua a mesma, mas nossa ambição é maior. Queremos estar presentes em mais vidas, em mais lugares e em mais histórias”, conclui a presidente da Fundação Copel.