Intenção de compra diminui; Norte do Paraná tem o menor tíquete médio do Estado

A intenção de presentear neste Natal caiu na região Norte do Paraná e aparece entre as mais baixas do estado. Sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR mostra que 56,6% dos moradores pretendem comprar presentes de Natal em 2025, percentual inferior à média estadual, de 67,2%. O resultado também ficou abaixo do registrado no ano passado, quando 58,9% afirmaram que iriam às compras.

Há, porém, um fator que pode alterar esse panorama: a região concentra o maior número de indecisos do Paraná, com 22,7% dos entrevistados ainda avaliando se vão presentear. Espera-se que o clima natalino já presente no comércio e nas residências possa estimular esse grupo a comprar. Por outro lado, 20,7% dos moradores dizem que não devem gastar com presentes.

Entre os que não pretendem comprar, 47,7% citam dificuldades financeiras ou desemprego como motivo principal. O comportamento acompanha o desempenho mais fraco do varejo local ao longo do ano. Segundo a Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR, a região de Londrina acumulava queda de 2,7% nas vendas até agosto.

Na análise por gênero, as mulheres apresentam maior intenção de compra, com 59,1%, enquanto entre os homens o índice é de 53,2%.

Conforme analisa o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, no conjunto, a sondagem mostra que o Natal deve movimentar o varejo paranaense em um ambiente de consumo estável, com forte presença digital, tíquete mais moderado e escolhas guiadas por atributos de qualidade e confiança. “A pesquisa apontou crescimento na intenção de presentear neste Natal em nosso estado, sendo que a demanda se concentrará nos bens tradicionais e a tomada de decisão para a compra será baseada principalmente na qualidade do produto”, observa.

“Com relação ao local preferido para as aquisições, a internet tende a superar por uma pequena margem o comércio de rua. A modalidade de pagamento dominante será cartão de crédito parcelado, ou seja, o consumo atual tende a ser pago predominantemente com a renda futura”, complementa.

Regiões

No ranking estadual, a região Central lidera a intenção de compra, com 77,6%, seguida por Sul e Sudoeste (71,5%), Leste, RMC e Litoral (70,7%), Noroeste e Maringá (69,3%), Curitiba (68%), Oeste (62%) e, por último, o Norte (56,6%).

Tipos de presentes

Os itens de vestuário permanecem como a escolha mais frequente dos consumidores da região, com 60%. Também se destacam brinquedos (42,4%), calçados (21,2%) e perfumes e cosméticos (14,1%).

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, aponta que é importante que os pequenos negócios se programem para entregar o que há de melhor para os consumidores. “Algumas estratégias são fundamentais para criar conexão com o público, como conhecer o perfil do seu cliente, resgatar o relacionamento com os que já não compram com tanta frequência, além de se antecipar às tendências. Estabelecer parcerias com outras empresas para agregar valor e preparar a equipe são fatores necessários para alcançar resultados positivos”, comenta.

Tíquete médio

O tíquete médio previsto na região Norte é de R$ 404,17, o mais baixo do estado, valor 15,4% inferior ao registrado em 2024. Os homens devem gastar mais, com média de R$ 430,47, enquanto as mulheres estimam desembolsar R$ 387,98.

As compras a prazo serão maioria, representando 58,7% das operações, especialmente no cartão de crédito parcelado. Entre as compras à vista, que somam 41,3%, o cartão de débito é a principal forma de pagamento, seguido pelo dinheiro e pelo Pix.

Local de compra

O comércio de rua – somando lojas do centro e de bairro –, aparece como principal local de compra, com 42,9% das citações, percentual ligeiramente superior ao da internet, que deve representar 39,3%. Os shoppings respondem por 33,3% da expectativa de movimento.

Período da compra

Quanto ao período das compras, 48,8% pretendem adquirir os presentes na semana que antecede o Natal. Outros 29,7% devem se organizar entre oito e quinze dias antes da data comemorativa, enquanto 14,3% se programam com até um mês de antecedência. Uma parcela de 13% afirma antecipar parte das compras durante a Black Friday.

Fatores de influência

A pesquisa de preços é rotina para 79,8% dos consumidores da região, e a internet é o principal meio para comparação, utilizada por 77,6% dos que consultam valores. Os fatores que mais influenciam a decisão final são atendimento do vendedor (20,2%), preço baixo (19,1%), qualidade do produto (15,5%), desconto (11,9%), custo-benefício (11,9%) e promoção (9,5%).