Está oficialmente aberto o Natal em Londrina. A decoração em áreas públicas da cidade foi inaugurada na noite desta terça-feira, quando as luzes da grande árvore de Natal instalada no Lago Igapó II foram acesas. Paralelamente, foram acionadas as outras nove árvores de natal iluminadas, em diferentes regiões da cidade.
O lançamento ocorreu na avenida Higienópolis, em frente ao letreiro “Eu amo o Natal de Londrina” e com poucas pessoas presentes, a fim de evitar aglomerações. A noite ainda contou com o concerto itinerante da Orquestra de Metais de Londrina, do Instituto José Gonzaga Vieira, que percorreu a área do Lago levando música em cima de um caminhão-palco adaptado às regras de proteção contra a Covid-19.
Além de deixar a cidade mais alegre, bonita e colorida, o objetivo do LondriNatal 2020 é levar à população londrinense e visitantes mensagens de união, esperança, fé, amor, superação, força, resiliência e solidariedade. A programação de Natal está sendo realizada pela Prefeitura, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
Segundo o prefeito, o espírito natalino está sendo mantido vivo em memória de quem perdeu a vida para o Coronavírus e seus familiares, bem como das pessoas que sofreram com a doença. “Também é preciso homenagear todos aqueles que lutaram para minimizar os impactos dessa pandemia. Não é possível ter atrações como a casa do Papai Noel e eventos maiores, mas temos as árvores iluminadas e outras decorações muito bonitas espalhadas pela cidade, além de apresentações e música. Acima de tudo, precisamos nos cuidar nesse momento difícil e emanar um pensamento positivo para que a vacina chegue logo e possamos sair dessa situação tão incômoda” disse.
O presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, destacou que a intenção principal é manter a chama do Natal presente na cidade. “No ano passado, tivemos um Natal muito lindo para o público e estimulante ao comércio, que aumentou suas vendas, e não poderíamos deixar a cidade sem nada que remetesse ao espírito natalino. A pandemia veio e precisamos readequar o planejamento inicial, pois ainda não sabíamos como estaria a situação econômica mais à frente. No entanto, não minimizamos esforços para que as famílias pudessem celebrar o Natal de alguma forma. Temos as árvores, programação cultural junto à ACIL, eventos drive-in e o público poderá aproveitar e registrar seus momentos”, afirmou.
De acordo com o presidente da ACIL, Fernando Moraes, após um ano com bastante dificuldades, os comerciantes aguardam o Natal de forma positiva. “As vendas e o funcionamento sofreram muito e todos nós sabemos. Com essa decoração, os eventos e a mobilização para um Natal adaptado à essa realidade, o comerciante vai se animar mais. As ações seguirão os cuidados necessários para que não aconteçam aglomerações. Teremos, por exemplo, um Natal itinerante com o Papai Noel em trio elétrico. Prefeitura, ACIL, CODEL e outros órgãos se empenharam muito e a expectativa é ótima para fechar o ano com um Natal muito próspero e de superação”, comentou.
Já o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, ressaltou a programação cultural e artística adaptada para 2020. “Mesmo com as restrições voltadas à segurança e saúde, o público contará com uma agenda interessante. São atividades voltadas tanto para o aniversário de 86 anos de Londrina como para celebrar o fim de ano. Teremos concerto musical de aniversário, a Orquestra de Metais circulando pela cidade, projeto de valorização dos prédios históricos como Biblioteca Municipal, Museu de Arte, sede da Cultura e Teatro Ouro Verde. Nos dias 10 e 11, também será feita uma projeção mapeada no prédio da Biblioteca, com show de luzes e imagens”, informou. (Fonte: Prefeitura/Ncom)