Jornalista londrinense é a primeira brasileira na Russian World Music Chart

A jornalista Janaína Ávila, produtora e apresentadora do programa Mundo Sonoro na UEL FM, é a rimeira brasileira e sul-americana a integrar a Russian World Music Chart (RWMC), uma rede internacional formada por mais de 20 críticos de música com membros da Noruega, EUA, Hungria, Eslováquia, Turquia, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, República Tcheca e, claro, Rússia. O convite veio de uma das criadoras da rede, Daryana Antipova, que, em 2021, juntamente com Irina Brykova, idealizou a RWMC. O objetivo é atrair a atenção da comunidade musical mundial para a nova música folclórica da Rússia multinacional, além de popularizar e ajudar a promover músicos únicos de cantos remotos do país e aqueles que agora vivem no exterior. “Com este projeto, queremos celebrar o mundo da gravação independente, os negócios das gravadoras e a mídia que leva os artistas à comunidade”, diz Antipova.

Sons e artistas da região já fazem parte dos programas ao longo das temporadas do Mundo Sonoro. “A partir de agora, Janaína passa a fazer parte desse grupo de jornalistas de rádio e autores de colunas musicais nas melhores publicações do mundo dedicadas à música tradicional. Convidamos para o júri apenas os especialistas que incluem regularmente artistas russos em suas rotações ou escrevem sobre eles. Para os participantes, esta parada é uma chance real de serem ouvidos em todo o mundo”, analisa.

A lista com os artistas e discos mais votados de 2025 já saiu. Foram avaliados pelos membros painelistas um total de 52 lançamentos de 23 gravadoras, abrangendo os gêneros de música do mundo, étnica e folclórica. A lista inclui álbuns lançados em 2025 e três lançamentos do final de 2024. O disco mais votado foi “Nostalgia”, lançado pela gravadora chinesa Stallion Era, do duo Oduchu, de Tuva, no extremo sul da Sibéria, e que mistura elementos da música pop ocidental contemporânea com melodias e lembranças de uma rica herança cultural. Algumas faixas do disco foram apresentadas em agosto para os ouvintes do Mundo Sonoro.

Essa é a terceira rede internacional de críticos de música do mundo para o currículo da jornalista que, desde junho de 2020, integra a Transglobal World Music Chart (TWMC), rede internacional com mais de 60 profissionais de 30 países diferentes e, desde abril de 2024, também faz parte da LIMúR, a Lista Ibérica de Música de Raiz, criada para celebrar, reconhecer, potencializar e divulgar as produções discográficas de músicas de raiz ibérica. O Mundo Sonoro também está na programação da RCFM Radio Crónica Folk Musical de Mérida (Espanha), da Radio Catimbau de Arcoverde (Pernambuco), um projeto de Cacau Arcoverde, e da Alma Londrina Rádio Web.

“Foi com muita surpresa que recebi o convite. O trabalho acaba sendo sempre um pouco solitário e, se já é uma alegria encontrar ouvintes aqui, imagina realizar que alguém de tão longe me observa, admira e reconhece o que venho fazendo com o Mundo Sonoro. A música daquela região é fascinante, com técnicas vocais e instrumentos que fogem um pouco da nossa compreensão, e é isso que me desafia. Participar da Russian World Music Chart vai me aproximar ainda mais desses artistas. É uma grande oportunidade de aprender e descobrir novas sonoridades, carregadas de tradição e, ainda, de poder compartilhar isso tudo com os ouvintes”, comenta Janaína Ávila que prepara os últimos programas inéditos da sétima temporada da transmissão.

O Mundo Sonoro vai ao ar todas as sextas às 16h, com reprise nas segundas, às 21h, na Rádio UEL FM, emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina. Todo o acervo do programa está disponível no site da emissora no seguinte endereço: https://radio.uel.br/programas/mundo-sonoro . A oitava temporada com edições inéditas deve estrear em fevereiro de 2026.