Ser adulto é muito mais do que simplesmente chegar à maioridade e vai muito além de soprar velhinhas aos 18 anos. Ser adulto é também se entender como tal, compreender suas responsabilidades e aceitar certos dramas e dilemas que se tornam parte do cotidiano de uma pessoa, tal qual ter que procurar por um emprego, ou a tarefa de pagar um boleto.
A questão é que para algumas pessoas esse senso de responsabilidade e maturidade aparece cedo, já para outras o caminho é mais árduo e difícil. A grande questão que fica então é, quando foi que você se percebeu adulto?
Foi essa pergunta que norteou o autor Vinícius Fonseca durante a escrita de “Crônicas de um ex-adolescente. Fonseca é jornalista nascido em Sorocaba – SP, mas reside há mais de 20 anos em Londrina. Cidade que escolheu justamente para fazer faculdade, permanecendo posteriormente para trabalhar e encarar sua vida adulta.
Para ele, embora o livro não se proponha a relatar suas vivências do autor, à medida que o personagem avança sobre os mais diversos temas e percebe sua adolescência ficando para trás, ele passa por algo que todos passamos. “A ficha vai caindo e ele se percebe adulto. Tem uma certa nostalgia pelo que ainda vive e vai se tornando passado, ao mesmo tempo que é tomado por melancolia e uma certa esperança no futuro”, comenta.
O autor destaca ainda, crer que o processo de autodescoberta ou autopercepção da vida adulta é um processo comum a todos e aposta nisso como um diferencial do livro para criar uma ligação com o leitor.
Serviço: Lançamento de livro
Título: Crônicas de um ex-adolescente
Onde: Livraria Olga – Rua Pio XII, 313
Dia 28 de fevereiro, às 15h