O Grupo Ric celebra uma safra de vitórias em premiações de jornalismo neste ano, com dez troféus conquistados em 2025 por suas equipes em veículos como as rádios Banda B e Jovem Pan, a tv Ric RECORD e portais de notícias. As honrarias reforçam o compromisso do grupo com o “jornalismo de resultados” – conceito defendido pelo presidente Leonardo Petrelli, e praticado por todos os jornalistas da casa – que prioriza reportagens com impacto real na solução de problemas da sociedade e no desenvolvimento sócio-econômico do Paraná.
“É com imenso orgulho que compartilho nossas conquistas mais recentes”, diz a diretora corporativa de Produto, Conteúdo e Convergência, a jornalista Ivete Azzolini. “Esses prêmios são o reflexo de um jornalismo que vai além da notícia: ele transforma realidades, serve de ponte com o poder e impulsiona setores estratégicos como o agro, a educação e a saúde.”
Um dos destaques vai para o trio de jornalistas da Rádio Banda B – Francielly Azevedo, gerente de jornalismo, Elaine Muniki e Antonio Nascimento –, que faturou quatro prêmios nacionais e regionais. Eles conquistaram o 1º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) com a reportagem sobre o impacto do “tarifaço” imposto pelo governo Trump ao setor madeireiro brasileiro, revelando prejuízos e estratégias de adaptação de empresas paranaenses.
Pelo segundo ano consecutivo , o jornalista Antonio Nascimento também levou o 1º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento) , graças a uma série de reportagens sobre a jornada de finanças sustentáveis no cooperativismo paranaense. A cobertura explorou casos de crédito verde e impacto ambiental, alinhados ao foco do Grupo Ric em pautas que geram mudanças concretas.
No Prêmio Apre Florestas de Jornalismo, o trio ficou com o 1º lugar ao abordar a evolução tecnológica nas florestas plantadas do Paraná,
Já o 3º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica) veio com uma série sobre histórias de superação dos pacientes de cirurgia bariátrica e metabólica, humanizando dados de saúde pública.
A Ric RECORD Curitiba também brilhou no Prêmio Apre Florestas , com o 3º lugar na categoria Vídeo , assinado pela repórter Anne Beckhauser e pelo repórter cinematográfico Clemar Malmann. A matéria destacou a importância econômica da silvicultura e seu peso no PIB do agronegócio paranaense, setor que responde por cerca de 30% da economia estadual, segundo dados do IBGE e Deral.
Ainda em dezembro, o Prêmio Ocepar reconheceu dois trabalhos da redação integrada do Grupo Ric. Coube a Simone Giacometti e ao repórter cinematográfico Ronaldo de Oliveira, da Ric RECORD Curitiba, com a reportagem “Cooperativas: mulheres que vencem!”, o 3º lugar na categoria vídeo no prêmio anual do cooperativismo paranaense.
A jornalista Rafaela Moron, da Rádio Jovem Pan News, com produção de Karina Lançoni Bernardi e Robson Silva, obteve o 3º terceiro lugar na categoria áudio com a reportagem sobre “Sementes da cooperação: as escolas que plantam valores”.
Esses feitos se somam às conquistas do primeiro semestre. Em março reportagens da Ric RECORD e do portal Banda B, assinadas por Francielly Azevedo, Bruno Moura e Lucas Sarzi, levaram o 1º e 2º lugares no Prêmio Femipa de Jornalismo nas categorias vídeo e áudio, sobre o papel vital dos hospitais filantrópicos no SUS paranaense.
Em julho, os jornalistas Rafaela Moron Tavares, Karina Lançoni Bernardi, Grasiani Jacomini, Thais Camargo, Christopher Spuldaro, Robson Silva, Vinicius Dias, Evandro Tiago Tosin, da Ric RECORD, conquistaram o 1º lugar em vídeo no Prêmio SBH de Jornalista, da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, com reportagem sobre cirurgia robótica.
Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, reitera que o “jornalismo de resultados” é o DNA da empresa. “Não fazemos jornalismo para prêmios, mas para resultados: informar, fiscalizar e desenvolver o Paraná. Esses troféus validam nosso time, que mergulha fundo nas pautas que importam”, diz.
Com redações integradas de Tv, rádio, portais e redes sociais em todas as macrorregiões do Paraná, cobrindo os acontecimentos mais importantes do estado, o Grupo Ric investe em convergência multiplataforma, para ampliar o alcance de histórias transformadoras, explica a jornalista Ivete Azzolini.
A cada mês, o maior grupo de comunicação multiplataforma do estado produz cerca de 1.200 horas de conteúdo próprio para tv e rádio. “Somos especialistas em jornalismo regional, porque acreditamos na força dos paranaenses. Mas nossos olhos estão sempre voltados para os paranaenses, em qualquer lugar do mundo em que estiverem”, acrescenta Petrelli.
Sobre o Grupo Ric – Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação.
Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record – Ric RECORD Curitiba, Ric RECORD Maringá, Ric RECORD Londrina e Ric RECORD Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; a rádio e portal Banda B; os portais Ric.com.br e R7; as plataformas Ric Business, Ric Rural Hub e Grands por Reinaldo Bessa, que produzem informação sobre negócios, e a plataforma TOPVIEW, especializada em estilo de vida.
Além disso, o Grupo Ric presta serviços de mídia out of home para o mercado por meio da Ric OOH. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric. A Ric Creators é a unidade de negócios do Grupo Ric dedicada ao marketing de influência.