Kinocidadão levou mais de mil crianças ao cinema

A Kinoarte – Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina segue expandindo sua missão de conectar educação, cidadania e vivência artística com a realização do Kinocidadão, projeto que existe desde 2012 e realiza sessões de cinema e oficinas para crianças e adultos. Neste ano, o projeto exibiu animações infantis com classificação livre e organizou oficinas de stop motion em quatro escolas municipais de Londrina. As oficinas foram ministradas pelas arte-educadoras Thaís Arcangelo e Nicole Venturini. Ao todo, 1.061 crianças de 6 a 12 anos foram atendidas entre maio e junho.

A seleção prévia das escolas públicas teve como objetivo alcançar instituições em áreas rurais e fora do centro da cidade. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SME), foram atendidas a Escola Municipal Elias Kauam, Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles, Escola Municipal do Campo, Trabalho e Saber e Escola Municipal Mari Carrera Bueno.

Após as etapas de exibição e prática, os alunos vão assistir aos próprios filmes em outubro, durante a programação do 27º Festival Kinoarte de Cinema. Serão realizadas cinco sessões infantis no Cine Villa Rica, com uma nova seleção de animações, além dos filmes produzidos nas escolas.

Foto: Natalia Castro / Kinoarte

Segundo a produtora executiva da Kinoarte, Marina Bigardi, a atenção especial ao público infantil se dá porque os organizadores acreditam que o acesso à cultura deve ser fomentado desde a infância. “O Kinocidadão é um convite para os pequenos à imaginação e à descoberta do cinema como linguagem criativa e ferramenta de expressão”, explica.

Histórico do projeto

A iniciativa é realizada desde 2012, dentro e fora da programação do Festival Kinoarte. Em 2024, 2 mil crianças passaram pelo Cine Villa Rica nas sessões Kinocidadão do 26º Festival Kinoarte de Cinema, ao longo de uma semana.

Sessões acessíveis também foram realizadas em escolas parceiras, como o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) e o Instituto Roberto Miranda. Ainda foram contemplados adolescentes dos centros de socioeducação Cense 1 e 2.

Desde sua fundação, em 2003, a Kinoarte atua na produção de filmes e projetos de formação audiovisual, sempre contando com incentivos públicos, como o Promic. O Kinocidadão 2025 é um projeto subsidiado pela Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – Ministério da Cultura – Governo Federal. É uma realização da Kinoarte e uma produção da Leste.