Eram pouco mais de 20 horas quando, após a contagem regressiva de dez segundos, o Papai Noel gigante do Igapó 2 foi oficialmente aceso pelo prefeito Tiago Amaral, diante de um público que lotou o entorno do lago na noite deste domingo (30).
O prefeito, acompanhado dos presidentes da Londrina Iluminação, Renan Salvador, da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Paulo Henrique Ferreira, e de técnicos da empresa responsável pela montagem da grande estrutura de 27 metros de altura, foram transportados de balsa até a plataforma flutuante que sustenta o Papai Noel para a cerimônia de ativação das luzes.
Além da atração, também foram ativadas no domingo as decorações natalinas das árvores naturais que margeiam o Igapó 2 e dos 40 arcos em formato de cometa instalados no canteiro central do trecho da Avenida Higienópolis entre as Ruas Joaquim de Matos Barreto e Bento Munhoz da Rocha.
Com cerca de 450 mil lâmpadas de LED decorativas e pesando 15 toneladas, o Papai Noel será avaliado por uma comissão julgadora do Guiness World, o livro dos recordes, que estará presente no Lago Igapó 2 nesta sexta-feira (5) para reconhecê-lo como o maior do mundo.
Expectativa – Antes mesmo de o sol se pôr, muita gente já se aglomerava em frente à cascata do lago, na Avenida Higienópolis, para aguardar o momento em que o Papai Noel seria aceso. O movimento foi crescendo gradativamente e por volta as 20 horas, quando os testes finais aconteciam, todo o entorno do lago já estava tomado de londrinenses e visitantes de outras cidades da região.
O trabalhador em eventos Alex Gonçalves Silva contou que as filhas, Emanuele, 9 anos, e Alice, de 7, estavam aguardando o Papai Noel desde cedo. “Elas estavam super ansiosas, me acordaram 6h30 perguntando quando a gente ia vir aqui para ver o Papai Noel. Falei pra elas: ‘só mais tarde’. Mas valeu a pena, achei que ficou bem legal”, disse ele, que fez questão de registrar várias fotos das meninas e das sobrinhas com o Papai Noel ao fundo.
Elas aprovaram a grande atração. “Ele é bonito”, disse Emanuele. “Ele é muito grande e eu amei”, concordou a irmã. Outra que curtiu o Papai Noel foi a Hadassa, de cinco anos, que acompanhou o evento junto com os pais, Tiago Ferreira e Adriana Ferreira, moradores no Jardim Primavera, na zona norte. “Achei ótimo”, afirmou a pequena. O pai acredita que o Papai Noel vai atrair muitos visitantes ao lago. “Achei bem bonito, é diferente para a cidade, né? Muita gente vai vir de longe para ver o Papai Noel, não só os moradores de Londrina. Isso vai chegar ao mundo todo”, comentou.
O encarregado de máquinas Guilherme Barbosa veio de Cambé junto com a namorada e gostou do que viu. “Achei bem legal esse Papai Noel, diferente em relação ao ano passado. Valeu a pena”. A moça preferiu não dar entrevista, mas avisou ao namorado que quer voltar mais vezes.
A professora Letícia Silva, mãe da Cecília, de apenas 1 aninho, afirmou que a atração “superou as expectativas”. “Ficou muito bonito”. O marido, João Paulo Silva, complementou que era preciso inovar na decoração do lago. “A gente gostou bastante, inclusive já tinha falado para ela que seria legal dar uma mudada porque aquela passarela já estava bem saturada. O Papai Noel ficou melhor do que estava sendo falado na internet, os comentários não estavam muito legais, mas aceso ficou bacana”, aprovou.
Comércio – E se o movimento foi grande, os ambulantes não tiveram do que se queixar. Permissionário de uma barraca de pastel na Rua Joaquim de Matos Barreto, o casal Paulo Chagas e Lilian Brito vendeu toda a carga de 250 pastéis produzidos. Só lamentaram não terem levado mais unidades. “Achei excelente. Nós que trabalhamos com comércio sempre temos a melhor expectativa e precisamos vender, e quando tem um público como esse de hoje é sempre muito bom”, afirmou Paulo. “Acredito que vai continuar assim, principalmente nos finais de semana”, projetou a Lilian.
O Papai Noel e os demais elementos decorativos do Lago Igapó 2 ficarão instalados até o dia 6 de janeiro. Outra atração bastante prestigiada pelos visitantes são os três grandes ursos “instagramáveis” montados próximos à pista de caminhada do lago, entre o letreiro Eu amo Londrina, na Avenida Higienópolis, e a Rua Joaquim de Matos Barreto.
Fonte: Prefeitura/NCom