Liogi Suzuki, pioneiro do judô no Brasil, lança livro autobiográfico

A obra é um legado sobre a história e os fundamentos da arte marcial, contado em primeira pessoa por um dos guardiões do judô brasileiro

Pioneiro do judô no Brasil, o sensei Liogi Suzuki, de Londrina, lança neste sábado, dia 13, a autobiografia “Cair e Levantar – o Judô na Vida de Liogi Suzuki”. Viabilizado por alunos, ex-alunos e admiradores por meio de um projeto de financiamento coletivo, conta a trajetória de mais de 70 anos do mestre de artes marciais que foi consagrado ao colocar no peito a primeira medalha conquistada por um judoca brasileiro em competições internacionais.

“Cair e levantar” foi idealizado e organizado pelo professor doutor Rogério Ivano, com produção de Flávio Balan – ambos discípulos de Suzuki no judô. O texto final – baseado em mais de 15 horas de entrevistas – foi escrito pelas jornalistas Carolina Avansini e Erika Zanon.

Mais que uma autobiografia, a obra é um legado sobre a história e os fundamentos do esporte, contado em primeira pessoa por um dos guardiões do judô brasileiro. Em 158 páginas, a narrativa ágil de Suzuki destaca a história do personagem ao mesmo tempo em que resgata a história universal da tradicional modalidade. Revela, ainda, registros importantes da vida dos imigrantes japoneses no Brasil e o papel do esporte na sociedade.

Atleta, gestor esportivo e professor, Sensei Suzuki é portador do 9º Dan do judô e ainda veste diariamente o judogi para ministrar aulas em Londrina. Muito embora colecione medalhas e tenha orgulho das lutas vencidas – muitas delas narradas em detalhes no livro -, é no tatami que ele ensina os mais jovens a “cair e levantar” e difunde as práticas e valores do judô como uma filosofia de vida.

“Considero um enorme privilégio viver o espírito do judô, tanto em relação à prosperidade individual como à cooperação mútua. Quero continuar caminhando com todos nas empreitadas que vier a abraçar, desejando sucesso para todos os alunos, à comunidade, à sociedade e a cidade onde vivemos. O judô está aí para isso”, escreve.

Serviço
Manhã de autógrafos do lançamento do Livro “Cair e Levantar – o Judô na Vida de Liogi Suzuki”
13 de agosto de 2022 – 9 horas
Biblioteca Municipal de Cambé (Rua Pará, 161, Centro de Cambé)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *