Livro narra trajetória de dentista dedicada a pacientes especiais

A dentista e professora aposentada da UEL Sebastiana Aquino de Oliveira Arruda, 84 anos, lançou ecentemente no livro “Uma vida dedicada aos pacientes especiais” , em que retrata sua experiência ao ratar pacientes com diversos tipos de deficiência: Síndrome de Downs, Autismo, Hidrocefalia, Talidomida , Fenilcetonuria, dentre outros. Em muitos casos, a dentista teve que fazer o atendimento em centro cirúrgico.

O livro aborda dentre outras questões a importância da família ao ensinar e fazer a higiene bucal dos pacientes. Trabalhar a autonomia desses pacientes é fundamental. Além disso, dra Sebastiana salienta a importância das novas gerações de dentistas se dedicarem ao atendimento desses pacientes com deficiência. Incentivar e transmitir um pouco da sua experiência aos colegas foi um dos objetivos do livro.
De acordo com a Organização Das Nações Unidas (ONU), mas de um bilhão de pessoas no mundo vive com algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual, sendo que 80% delas estão em países em desenvolvimento. A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,9% da população.

O livro traz diversos relatos de pais de pacientes. A dentista recebeu o título de Cidadã Honorária de Londrina em dezembro de 2012. Formada pela Universidade Federal de Curitiba, foi uma das fundadoras do curso de odontologia da UEL. Aos 84 anos, a Dra Sebastiana Aquino de Oliveira Arruda ainda mantém seu consultório em Londrina, onde atende dezenas de pacientes.