Uma colcha de retalhos, um grande quebra cabeças com muitas peças, uma teia de narrativas, enfim, um verdadeiro mosaico de histórias. É o que pretende o livro “UEL 55 Anos – Um mosaico de histórias”, organizado pelo jornalista e escritor Fábio Luporini com edição e projeto gráfico assinado pela Editora Engenho das Letras, sob a coordenação de Michele Bannwart. O livro reúne quase 80 textos escritos por diversos autores convidados, entre ex-reitores, ex-alunos, professores, autoridades e representantes da sociedade civil. O lançamento será no dia 17 de dezembro, a partir das 20h, no Cine Teatro Ouro Verde. O livro está sendo vendido antecipadamente por R$ 100 e, no dia, por R$ 120.
“Sempre digo que uma História e feita de histórias. E esse livro prova exatamente isso: são muitas pessoas com diversas perspectivas sobre uma instituição que permeia a vida de muitos profissionais e que é intrínseca à cidade de Londrina”, afirma o organizador, Fábio Luporini. De acordo com ele, cada narrativa traz um ponto de vista diferente, com sentimentos e visões distintas sobre a UEL. Desde o texto assinado pelo primeiro reitor, Ascêncio Garcia Lopes até chegar à reitora atual, Marta Favaro, o leitor poderá se deliciar com textos de Adriano Garib, Dulcinéia Novaes e Ariel Palácios, além de representantes de instituições da sociedade civil e até do prefeito Tiago Amaral.
Responsável pela direção editorial, Michele Banwart ressalta a pluralidade de vozes com os inúmeros autores, todos personagens da trajetória da UEL. “O livro destina-se aos leitores, a todos que irão interagir com este mosaico vivo. O compromisso do editor é o de servir de liame entre os autores e seus leitores. No caso dessa obra, em especial, é o de servir de ponte entre os leitores e a personagem central do livro, a UEL, que celebra sua história construída pelas mãos e mentes de muita gente. Não posso desconsiderar a responsabilidade que foi para mim, editora, a de entregar um livro permeado de reconhecimento e de afeto à universidade, instituição merecedora dos adjetivos reunidos nesta obra.”
Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o lançamento do livro coroa as celebrações dos 55 anos da Universidade e reafirma a força das trajetórias que a compõem. “A história das pessoas, contada neste livro, é a própria história da Universidade. A UEL é viva, pulsante e se renova todos os dias pela dedicação de quem aqui está e de quem já passou por nossos espaços. Somos gratos pela possibilidade de reunir esse mosaico de histórias que ajuda a construir quem somos. Este livro registra não apenas fatos, mas sentimentos, e marca de forma intensa nossa Universidade, assim como ela deixa sua marca em todos que aqui passaram”.