Tubarão empatou com o São Bernardo no VGD, garantiu a vaga e ainda vai decidir título com a Ponte Preta
O Londrina Esporte Clube (LEC) empatou em 1 a 1 com o São Bernardo (SP), no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), neste sábado (11), e garantiu retorno ao Campeonato Brasileiro da Série B em 2026. Como primeiro colocado em seu grupo, com 10 pontos, o Tubarão vai decidir o título da Série C com a Ponte Preta (SP), líder do outro grupo. Além das duas equipes, subiram para a segunda divisão nacional o próprio São Bernardo e o Náutico (PE).
O público de 7.885 torcedores foi recorde do ano no VGD.
No jogo válido pela última rodada da segunda fase da Série C, o LEC saiu atrás no marcador. Após cobrança de falta pela direita, João Paulo aproveitou o rebote e bateu forte, aos 16 minutos, fazendo 1 a 0. Dois minutos depois, o volante Foguinho entrou deslealmente em Yago Teles, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a menos, o time paulista sofreu pressão do Londrina.
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Cristiano cobrou escanteio e o zagueiro Manzoli, de cabeça, empatou o jogo. Aos 15 minutos, porém, o autor do gol do LEC chocou-se com um adversário no meio de campo e teve de deixar o gramado de ambulância, sendo levado a um hospital para exames. Os treinadores fizeram várias mudanças, mas como o resultado classificava as duas equipes, ninguém quis se arriscar muito.
Após o apito final do árbitro, a festa tomou conta do VGD e, mais tarde, estendeu-se para a avenida Higienópolis, tradicional ponto de comemoração de conquistas esportivas. Um caminhão do Corpo de Bombeiros levou jogadores e comissão técnica até o local por volta das 20 horas.
Londrina e Ponte Preta devem disputar o título nos dois próximos finais de semana, com o jogo de ida em Londrina e a volta em Campinas. A CBF ainda vai confirmar datas e definir horários.
LONDRINA – Luiz Daniel; João Vitor, Manzoli (Yago Lincoln), Wallace e Maurício (Matheus Leal);
Alison (Zé Breno), Lucas Marques e Cristiano (Canela); Vitinho (Henrique), Quirino e Iago Teles. Técnico: Roger Silva
SÃO BERNARDO – Júnior Oliveira; Rodrigo Ferreira (Matheus Salustiano), Hélder, Augusto e Pará; Foguinho, Dudu Miraíma (Emerson Santos) e João Paulo (Pedro Felipe); Echaporã (Romilson), Felipe Garcia, Felipe Azevedo (Bruno Silva). Técnico: Ricardo Catalá
(Foto: Rafael Martins/Londrina E.C.)