“Londrina Mais”, encontro educacional, deve reunir 20 mil no Parque Ney Braga

Um dos maiores eventos educacionais realizados na região começa nesta quinta-feira, dia 17, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina. As atividades continuarão na sexta (18) e no sábado (19), sempre com entrada gratuita. Trata-se do Londrina Mais, em sua 6ª edição, iniciativa que apresenta ao público centenas de projetos desenvolvidos pela rede municipal de ensino, além de ofertar uma série de 25 palestras direcionadas aos educadores e gestores deste segmento, conduzidas por profissionais renomados em vários campos do saber, vindos de diferentes partes do país.

Além da idealizadora e organizadora da ação, a Secretaria Municipal de Educação (SME), algumas secretarias e órgãos municipais participarão do evento levando serviços à população. E vários outros parceiros de Londrina, entre instituições e núcleos de ensino, espaços educacionais e culturais, lojas e outros projetos também fortalecem a rede integrada realizadora. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas nos três dias de evento.

Os quase 50 estandes de serviços de apoio estarão montados nos pavilhões Nacional e Internacional do Parque Ney Braga, onde funcionarão nos dias 17, 18 e 19. Por sua vez, a rede municipal terá 139 estandes escolares, apresentando as produções feitas por escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com o Município. O funcionamento dos estandes será das 8h às 17h30, nos dias 17 e 18, e das 9h às 16h no sábado (19), dia de encerramento.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Para informar o público sobre diferentes trabalhos que já desenvolve, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) estará com um estande no parque. No espaço, divulgará serviços especializados de apoio na área do empreendedorismo e ações educativas, bem como acerca da prevenção e enfrentamento à violência. Quanto ao empreendedorismo, haverá informes sobre os atendimentos do Centro de Oficinas para Mulheres (COM) e a Sala da Mulher Empreendedora, novo espaço inaugurado na última segunda-feira (14), sendo a primeira do Paraná e do Sul do Brasil.

Já a respeito da violência contra a mulher, a SMPM visa atender o disposto na Lei Municipal 12.662/2018, que instituiu o Programa Maria da Penha vai à Escola, cujo objetivo é levar a conhecimento da comunidade escolar o que diz essa legislação. Assim, a ideia é sensibilizar os profissionais da educação para que colaborem no sentido de fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Um dos serviços de referência, neste campo, é o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM).

Foto: Bruno Amaral

Defesa social – Outra secretaria municipal participante do Londrina Mais será a de Defesa Social. A Guarda Municipal de Londrina terá uma área para demonstrar como ocorre o trabalho da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), apresentando equipamentos e galeria de fotos dos trabalhos desenvolvidos em todas as escolas municipais. O projeto Informar para Proteger será divulgado com dicas de segurança para a comunidade escolar e para os pais e demais pessoas, e também será explicado o aplicativo 153 Cidadão, bem como o número de emergência.

Na parte externa do estande, a diretoria operacional da Guarda Municipal deixará o ônibus Base Móvel de atendimento e monitoramento à disposição paras as crianças e demais pessoas que quiserem conhecer, inclusive as viaturas do grupamento escolar.

Outro atrativo serão os cães do canil da GM, que serão levados para a interação e demonstração dos equipamentos utilizados pelo grupamento e dos trabalhos executados por esse setor. Além disso, a Defesa Social atuará na segurança do local e terá uma tenda de campanha como referência para possíveis situações que necessitem de apoio em segurança no local do evento.

Foto: Giulia Carradore/NCom

Educação ambiental – A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) levará ao Londrina Mais o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, unidade motorizada e equipada especialmente para desenvolver atividades educativas. O veículo, cedido pela Viação Garcia/Brasil Sul, tem sua área interna toda adaptada para ser uma biblioteca equipada com livros, DVDs, gibis, revistas e panfletos com conteúdos ligados ao meio ambiente, e voltado principalmente para crianças entre 6 e 12 anos.

Os serviços do projeto, que atende unidades escolares e outras instituições e eventos em Londrina, de forma agendada, são feitos por profissionais ou estagiários das áreas de Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental e técnicos da área ambiental. Entre os conteúdos abordados estão conhecimentos sobre economia de água e de energia, consumo consciente, reciclagem de produtos, arborização urbana e degradação ambiental e outros. A intenção é conscientizar as crianças sobre pautas importantes para o seu desenvolvimento, que devem ser reforçadas constantemente.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Educação de trânsito – A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai orientar o público que estiver circulando pelo parque, levando informações de educação no trânsito, a fim de conscientizar sobre a importância dos instrumentos existentes para promover a segurança nas vias públicas.

Uma pista foi montada e contará com um veículo para interação com o público, principalmente as crianças. O fusquinha amarelo estará disponível para que as crianças tenham a vivência e entendam a dinâmica de um motorista, vendo elementos como um semáforo e faixa de pedestre, e possam perceber qual é a importância em respeitar os sinais. A intenção é mostrar a elas a responsabilidade de ser um condutor no trânsito, trazer uma referência para que os pequenos e pequenas ajudem inclusive seus familiares a terem maior atenção e cuidado, significando um aprendizado para a vida.

Também haverá jogos educativos em dois modelos, para crianças pequenas e maiores, que apontam um trajeto da casa para a escola, brincando com a ideia do trânsito e como forma de incutir a formação cidadão e incentivar o respeito com os demais.

Ippul – O público que passar pelo Londrina Mais também poderá conferir mais detalhes sobre projetos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Em seu estande, o órgão municipal falará, dentre outros assuntos, sobre o programa Parques Lineares, que desenvolve ações de educação ambiental e urbanística voltada ao uso de diretrizes de urbanização para o cuidado com os fundos de vale. Essa iniciativa leva em conta fatores como proteção e recuperação de áreas públicas dessa natureza, e sua implantação já foi feita em obras de revitalização ou melhorias em locais como o bairro Lagoa Dourada, o Lago Igapó 2 e o Aterro do Lago, além de outros como o Córrego Barreiro. No Parque Ney Braga, as equipes do Ippul demonstrarão como funciona este projeto e suas formas de aplicação, apresentando seus conceitos, os aspectos estéticos e catálogos com exemplos já concretizados. Vídeos e materiais impressos serão utilizados.

Outro destaque nesse local será o projeto voltado aos patrimônios históricos com realidade aumentada, resgatando camadas da história de Londrina em locais que são símbolos da cidade. A parte estrutural tecnológica e funcional já está criada, e o projeto está em fase final de implantação. Um dos elementos centrais são as capturas de imagens via celular, por meio de QR Code e integração com redes sociais, em que o público poderá acessar informações e imagens a respeito de determinada área através de códigos inseridos em totens espalhados em diferentes áreas de Londrina.

Participam do Londrina Mais as diretorias de Projetos, Planejamento Urbano, e de Trânsito do Ippul.

Saúde – No estande do projeto Ciências, Matemática e Tecnologia (Cimatec), da Secretaria Municipal de Educação, haverá um local para a equipe de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orientar a população sobre doenças endêmicas, principalmente a dengue, entre outras.

A equipe da SMS vai explicar como se dá a incidência e circulação dessas endemias, instruindo o público quanto às formas corretas e adequadas de prevenção, cuidados necessários e serviços de atenção disponíveis na rede municipal. Nesse espaço, os conteúdos serão trabalhados com utilização de fantoches, lupa digital, holograma, maquetes e mais. (Fonte: Prefeitura/NCom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *