“Salão de Franquias” em Londrina: oportunidade para quem quer empreender

No dia 11 de setembro Londrina recebe pela primeira vez o Salão de Franquias, uma vitrine com 26 franqueadoras para interessados em investir nesse modelo de negócio. O evento ocorre na sede regional do Sebrae/PR, na Av. Santos Dumont, 1335, das 15 às 20 horas. A participação é gratuita, mas é preciso fazer inscrição pelo site https://www.sympla.com.br/salao-de-franquias—londrina__567864.

São parceiros responsáveis pela realização do Salão o Sebrae/PR, a Fecomércio PR, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Associação de Franqueadores do Paraná (Afepar).

Organizado para ser uma oportunidade de geração de negócios e abertura de novas empresas, Salão de Franquias de Londrina apresentará opções de empreendimentos de diversos segmentos, como alimentação, beleza, saúde, comunicação, pet e outros, com valores de investimentos iniciais que variam de R$ 9 mil a R$ 800 mil. As franquias em exposição têm sede em diversas cidades do Paraná e até em outros estados.

Leda Terabe, consultora do Sebrae/PR, explica que esta é uma oportunidade para pessoas interessadas em empreender e também para quem já é empresário e deseja conhecer novas opções de diversificação de negócios.

“Pela primeira vez Londrina recebe este evento que possibilitará o contato direto com mais de 20 franquias em um mesmo espaço, onde os participantes poderão entender, comparar os segmentos e decidir quais seriam as melhores oportunidades para eles. No dia a dia, dificilmente o empreendedor conseguiria se relacionar com este volume de franquias em um curto espaço de tempo”, destaca.

A consultora destaca que existem vantagens e benefícios para os empreendedores que investem em franquias, como a garantia do produto ou serviço já ter sido testado e aceito pelos consumidores e a oportunidade de trabalhar com marcas consolidadas no mercado.

“Entram também outros benefícios, como o auxílio na escolha do ponto, os manuais de operação, gestão e instalação inicial da empresa e também a utilização de estratégias de marketing mais baratas, que são divididas entre os franqueados. Existe um grande suporte sistematizado para auxiliar a gestão e crescimento das unidades de franquias. O empresário não está sozinho neste processo”, diz Leda.

Além de conhecer as franquias em exposição, os participantes também poderão aproveitar o evento para tirar dúvidas com consultores do Sebrae/PR sobre as características do modelo de negócios e os processos que precisam cumprir para adquirir uma franquia.

Segmento de franquias

Segundo a ABF, o faturamento das franquias brasileiras avançou 7% no 1º trimestre deste ano, contra 5,1% no mesmo período de 2018, pulando de R$ 38,76 bilhões para R$ 41,46 bilhões. Considerando os últimos 12 meses, o salto foi de R$ 165,19 bilhões para R$ 177,54 bilhões, variação de 7,5%.

Outros dados da ABF mostram também que a taxa de mortalidade das franquias é considerada bem menor que de modelos de negócios independentes. Enquanto em 2017 o índice de fechamento de franquias foi de 5%, em 2018 ficou em 3,9%. Em geral, os negócios independentes têm uma taxa de 50% de mortalidade em seu primeiro ano de vida.

O Paraná possui atualmente 210 empresas franqueadoras. Deste total, 132 tem sede na região de Curitiba, seguido por 26 na região norte, onde está localizada Londrina, e 26 na região noroeste, onde está situada a cidade de Maringá. Estas franquias estão dividias em 12 setores produtivos, sendo que 72% são de micro ou pequeno porte, de acordo com levantamentos do Sebrae/PR.

Das 26 franquias da região norte, 14 são de Londrina, três de Arapongas, três de Dois Vizinhos, duas de Cambé e uma de Cornélio Procópio, Ibiporã, Apucarana e Goioerê, respectivamente.

Expositores confirmados

Academia de Inglês Washington (escolha de idiomas)

Açaí Beat (açaí)

Alfa Franquias (conjunto de 10 franquias de segmentos variados)

Alles Blau (cervejaria)

Arabi’s (esfiharia)

Aroma e Brilho (limpeza de salas comerciais)

Beetools (curso de inglês)

Costa Oeste Containers (aluguel de mini-containers)

D.Zortea (secretária remota)

Dog King (fast food)

Don Kebab (kebaberia)

Emporium da Beleza (estética avançada)

Expandir Franquias (quatro franquias de segmentos variados)

Gauchurrasco (buffet de churrasco)

Instituto Mix (educação e treinamentos)

Italínea (móveis planejados)

Lugano (chocolateria, cafeteria e cerveja artesanal)

Meu Segundo Lar (casa de repouso)

Milk Creamery (sobremesas e sorvetes)

Orthodontic (cuidados com a saúde)

Pet Mais Vida (planos de saúde para cachorros e gatos)

Pijama In Box (pijamas e underware)

Ponto TV (TVs de mídia in door)

Smart Cabine (cabine fotográfica para eventos)

Thunders Truck (hamburgueria artesanal)

Upvet (farmácia de manipulação e venda de cosméticos)

 

Foto: Lugano Gramado, instalada em Londrina no Aurora Shopping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *