Com o objetivo de intensificar as iniciativas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, ampliando o alcance das ações educativas em Londrina, a agenda da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre a dengue conta com mais eventos nesta semana. O setor de Mobilização Social da SMS promove, nesta quarta-feira (5), um teatro de fantoches para crianças que participam de projetos do Centro de Convivência Infanto Juvenil Prof. Ivan Dutra, na Vila Ricardo, região leste, na rua Girassol, 421.
Na ocasião, cerca de 40 crianças, de 6 a 13 anos, assistiram a uma apresentação com abordagem lúdica e diálogos fáceis para frisar a importância dos cuidados com quintais e espaços que possam ser criadouros do mosquito da dengue. As responsáveis por conduzir o teatro foram as mobilizadoras Fabiane de Jesus e Harriete Monteiro.
Também na quarta-feira (5), o Hospital da Zona Norte receberá uma palestra para cerca de 100 funcionários, a partir das 17h30. A agente de Gestão Pública do Controle de Endemias, Elaine da Luz Moreira, irá ministrar uma apresentação de aproximadamente uma hora com recursos audiovisuais para mostrar o panorama a respeito da situação crítica que se encontra a dengue em Londrina. “Serão abordados números sobre o avanço da doença na cidade, com base no último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), alertando para a necessidade da limpeza adequada dos imóveis, uma vez que a maior parte dos criadouros encontrados hoje estão dentro de residências e locais de trabalho”, disse a agente.
Já na sexta-feira (7), às 9 horas, haverá um bate-papo sobre a dengue com servidores da Sanepar, na Avenida Higienópolis, 1.527. A previsão é que sejam atendidas cerca de 50 pessoas. Nesta ação, a equipe da Mobilização Social entregará materiais informativos aos participantes e apontará quais são os principais tipos de criadouros do Aedes aegypti.
No mesmo dia, das 9h às 12h, e das 13h30 às 16h, uma palestra será realizada para servidores e frequentadores do Sesc Norte, junto a uma exposição com maquetes, larvário e orientações diversas sobre a dengue. O endereço é Avenida Saul Elkind, 1.555. A atividade será organizada pelas mobilizadoras Fabiane de Jesus e Harriete Monteiro. (Fonte: NCom)