Mais de 3,2 mil tiveram dengue em Londrina neste ano

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (21), os números atualizados sobre a situação da dengue e do sarampo em Londrina. De acordo com o Boletim Epidemiológico, foram registrados, do início do ano até agora, 3.231 casos positivos de dengue, de um total de 14.499 notificações relacionadas à doença. Ainda seguem em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais, 521 casos e outros 10.747 foram descartados.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, a população deve se manter vigilante nos cuidados com a dengue, principalmente porque o clima mais quente favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “O último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) apontou que a maioria dos focos encontra-se em depósitos móveis, como vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros locais. Por isso a importância da comunidade vistoriar constantemente a sua casa e não deixar água acumulada, podendo servir de criadouro para o mosquito”, apontou.

Segundo Fernandes, as ações de campo estão sendo realizadas em toda a cidade, pelos agentes de Endemias do município. Neste final de semana, os profissionais vão trabalhar nas localidades: Santa Fé, Vila Romana, Lindóia, Ideal, Ernani Moura Lima (região leste); Violim, Luís de Sá, Planalto (região norte); Vila Brasil, Monte Carlo, Jardim Vânia, Centro (região central); São Jorge, Continental, Parigot de Souza (região noroeste); Tókio, Sabará, Industrial (região oeste); e Cafezal e União da Vitória (região sul).

Com relação às ações educativas, na próxima segunda-feira (25) haverá uma contação de história no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vanderlaine Aparecida Rodrigues Ribeiro, às 8 horas, na Rua Carmen Ilhesca Batista, 55, Jardim Maria Celina. A história ressaltará, de forma bastante lúdica, o combate ao mosquito Aedes e a importância de todos cuidarem de seus quintais e casas e não deixar objetos e lixos espalhados inadequadamente.

Na terça-feira (26), a partir das 8 horas, haverá outra ação educativa para crianças, desta vez para os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Alegria do Bebê, que fica na Rua Francisco Marques de Oliveira, 55, Conjunto João Paz. Lá, os agentes de Endemias levarão uma maquete, que mostra um quintal bem cuidado e um mal cuidado em relação à prevenção do mosquito, além do larvário, que demonstra todo o ciclo de vida do Aedes aegypti.

Sarampo – O número de pessoas que contraíram sarampo em Londrina continua o mesmo. A cidade registra oito casos da doença, de um total de 17 notificações. Destas, duas ainda seguem em andamento, esperando o resultado de exames, e as outras foram descartadas.

De modo geral, a vacinação contra o sarampo é indicada para pessoas com idade entre 1 e 29 anos (duas doses) e 30 a 49 anos (uma dose). Os profissionais de saúde devem receber duas doses, independe da idade.

Na última segunda-feira (18), o Ministério da Saúde abriu uma segunda etapa da vacinação, voltada para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. A campanha prosseguirá na próxima semana e a imunização pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. (Fonte: Prefeitura/Ncom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *