Uma carreata convocada pela internet, marcada para as 15 horas desta sexta-feira (27), pretende pressionar o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, para que volte atrás e libere a reabertura do comércio. A ideia dos manifestantes é se reunir em frente ao Estádio do Café e se deslocar até a Prefeitura, onde promoverão um “buzinaço”.
O movimento nas redes tem como principal mote “O Brasil não pode parar”, que é também a hashtag usada nos posts. “Precisamos voltar a produzir, precisamos voltar a trabalhar”, diz uma manifestante em um vídeo.
Justificado pelos riscos de maior contaminação pelo Coronavírus, o decreto para o fechamento do comércio (incluindo shoppings, bares e restaurantes) começou a vigorar na sexta-feira (20), com validade de 15 dias e possibilidade de prorrogação por mais 15 dias. Veja o decreto no link abaixo:
https://www.londrina.pr.gov.br/images/stories/jornalOficial/Jornal-4024-Assinado-pdf.pdf
A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) admitiu que a determinação municipal era justificável. Em nota oficial divulgada na quarta-feira (25) classificou as medidas atuais de “rigorosas, difíceis, mas necessárias, justamente para conter a proliferação em massa do novo Coronavírus, e para que, acima de tudo, não precisemos prorrogar por mais tempo o prazo de 15 dias de fechamento dos estabelecimentos”.
(Foto: Arquivo)