Início Cidade e Região Mercado em Foco bate recorde de público com edição dedicada ao varejo

Mercado em Foco bate recorde de público com edição dedicada ao varejo

375
0
COMPARTILHAR

A edição comemorativa dos 10 anos do evento Mercado em Foco recebeu mais de 450 pessoas nesta terça (21), no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina. Realizada em parceria pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Fecomércio PR, Governança Comércio In Foco e Sebrae, a edição totalmente dedicada ao varejo contou com aproximadamente 8 horas de conteúdo direcionado para um dos setores mais importantes da economia.

Com um espaço expositivo, voltado às conexões e ao networking, o Mercado em Foco também teve diversos coffee-breaks e um happy hour ao final do evento. Era preciso relaxar após a imersão em conteúdos capazes de transformar empresas. Além de bater recorde de público, a 10ª edição atraiu empresários de Apucarana, Arapongas, Cambará, Cambé, Cornélio Procópio, Curitiba, Florestópolis, Ibiporã, Jacarezinho, Jataizinho, Londrina, Maringá, Ourinhos, Porecatu, Recife, São Paulo, Sertanópolis e Umuarama.

Inovação

Na abertura, a vice-presidente Vera Antunes, da ACIL, destacou a importância e os desafios do comércio: “O que nós vamos entregar para vocês é o que a gente enfrenta no dia a dia. São desafios que o varejo enfrenta todo dia. Vocês sabiam que Londrina é a segunda cidade mais inteligente do Paraná? Nós sabemos porque Londrina respira inovação, respira negócios, respira o comércio”, destacou a empresária, lembrando que o presidente Angelo Pamplona encontra-se em missão nos Estados Unidos.

Para Ari Bittencourt, da Fecomércio, a inovação é a marca de Londrina: “Saúdo esta cidade que traz consigo 90 anos de história e que foi responsável por transformar o mapa do Paraná com seu empreendedorismo e sua determinação. O varejo passa por uma revolução tecnológica. Vivemos um momento em que novas técnicas são implementadas e velhas práticas abandonadas. Este é um evento consolidado em um ambiente de negócios londrinense. Suas dez edições o fazem uma referência, um laboratório para o varejo de toda a região norte-paranaense”, ressaltou o presidente em exercício da Fecomércio PR.

Conhecimento

Mas o varejo não abraçaria a inovação sem antes desenvolver as qualidades necessárias para superar as oscilações do mercado e movimentar as cidades. “O comércio, além de ser importante para a nossa economia, também é um setor que cumpre um papel social. Cumpre o papel de dar vida às cidades, às ruas, aos centros. É o comércio que faz as pessoas saírem de casa para visitar a rua, para circular na cidade. Então o Mercado em Foco tem esse papel de trazer conhecimento e informação, porque o desafio do comércio é inovar todos os dias, é se preocupar com os detalhes, com o atendimento e a experiência do cliente”, acrescentou Rubens Negrão, gerente da Regional Norte do Sebrae/PR.

“Eu sempre digo que essa oportunidade é para que a gente possa se conectar, para nos apresentarmos uns aos outros, entender um pouco o que o outro faz, como faz, por que faz. Então eu espero realmente que vocês se apropriem desse espaço dentro da inovação. Sempre digo que a inovação se diferencia na gestão porque não tem começo e nem fim. Eu posso errar para poder acertar melhor”, revelou Andréa Prado, da Governança Mercado In Foco.

Palestras

Com o tema Jornada de atendimento – elevando suas vendas no físico e no digital, Edmour Saiani, da Ponto de Referência, mostrou como os vendedores são importantes para os resultados e a fidelização do cliente. “Alguém bombou depois de fazer a transformação digital? Não. O que faz a empresa de vocês bombar é a transformação de atendimento. A pessoa mais importante de qualquer marca é o cara que está na ponta atendendo o cliente. Se a gente aprender isso, o mundo muda. O cliente compra mais de quem atende melhor do que quem insiste em vender”, assegurou.

Outro palestrante que mexeu com o público foi Leandro Gonçalves ao falar de Live Shopping – Oportunidades para vender mais, com uma estratégia dinâmica: durante a palestra, houve uma demonstração ao vivo de vendas nas redes sociais. “O Live Shopping é a próxima grande tendência que está para acontecer no Brasil. Já é realidade na China. E a gente vê vários países do mundo aderindo a essa modalidade. Mas o que é isso exatamente? É transmitir online, em áudio e vídeo, com o intuito de vender um produto. Os produtos são revelados e disponibilizados em tempo real para você, por meio de transmissões, que podem ser de todos os tipos”, explicou.

Pequena empresa

A ACIL também levou novidades para o Mercado em Foco. O diretor Thiago Terzoni anunciou a criação do Conselho da Pequena Empresa: “É um conselho que estamos estruturando neste momento, com inspiração no Conselho da Mulher Empresária e no Conselho Jovem da ACIL, que já são sucesso há muitos anos. A ideia é trazer para a ACIL pequenas empresas que estão em busca de capacitação, networking e conhecimento. E o mais legal disso tudo é que a gente vai envolver este conselho em um grupo que vai estimular as compras locais”, revelou, apresentando uma estratégia em que todos saem ganhando.

Não foram poucas as ideias fervilhantes apresentadas no Mercado em Foco. Uma delas considera o próprio varejo como uma mídia. “A gente tinha só uma rede de televisão grande, depois tivemos um momento em que essas TVs se multiplicaram, depois vieram as TVs a cabo. Agora, a gente tem as redes sociais, e os PDVs vão entrar nessa onda dos canais de mídia. Por quê? Porque os pontos de venda têm muito público, têm alcance, têm audiência”, exaltou Dario Gohda, sócio-diretor da Varejo Ads.

Tik Tok

Se as multimídias estão em voga, André Vernareccia fez uma palestra online ao vivo para explicar como o Tik Tok for Business pode impulsionar as vendas. Gerente de parcerias estratégicas do Tik Tok para a América Latina, ele revelou: “A gente tem um estudo na Nielsen que mostra que o TikTok mobiliza o estado de humor das pessoas. Elas se sentem mais animadas quando estão na nossa plataforma. E o que é importante para a gente poder ter uma estrutura de geração de conteúdo eficaz? Pensar que, quanto antes eu prender a atenção, melhor. Como posso manter o interesse do meu público e inovar sem ter medo de trabalhar uma coisa mais fora da caixa, inovadora, ousada? O TikTok está aí para isso”.

Sempre vistos como despesa, os meios de pagamento podem e devem ser incluídos na estratégia de crescimento da empresa, como exemplificou Alan Barros, da Faturepag, na palestra Muito além do PIX e do cartão: “A gente entendeu que entregar a solução de meio de pagamento para o varejista tem que ser uma coisa diferente. Não é só abraçar o cartão, tem que ajudar o varejista a vender, tem que fazer com que ele tenha novas receitas”, avaliou.

Encerramento

Como é tradição, o Mercado em Foco encerrou com um case de sucesso: Gelobel, conhecido restaurante londrinense, foi apresentado por Daniela Zanoni. A história de empreendedorismo em família, coragem e superação ganhou a atenção do público: “Quando vocês montarem uma empresa, façam um estudo de viabilidade. O primeiro passo para a gente montar a empresa é fazer esse estudo. Quem é o concorrente? Quanto ela vai custar? Qual o investimento inicial que eu tenho? Qual o retorno que eu vou ter? Isso é muito importante. Inclusive, no período da pandemia, a gente tinha uma planilha muito perfeita do que tínhamos financeiramente. E isso ajudou muito o Gelobel a tomar as decisões importantes”, revelou, mostrando como é fundamental compreender o próprio negócio.

Programação
Com o tema A relevância que o varejo merece, o 10ª Mercado em foco teve ainda, na programação, os painéis Mitos e verdades sobre o horário do comércio, com Fabio Kai (Léo Cosméticos), Fernando Moraes (Móveis Brasília/FACIAP), Rodrigo Geara (ACIL) e Samir Nasser (Limara Baby & Kids); e O varejo com elas, protagonizado por Fernanda Nabhan (Fernanda Nabhan Couture), Alessandra Cassa (Visocenter), Alesandra de Almeida (Sebrae) e Rosemara Santos (Fedhora/ACIL).

Parcerias

A 10ª edição do Mercado em Foco teve realização da ACIL, Comércio in Foco, Fecomércio PR e Sebrae. Patrocinadores: Sicoob Ouro Verde, Garanticoop, Sanepar, Fomento Paraná, Hospitalar, BRDE, TOTVS, Londrisoft e Sercomtel Ligga. Apoiadores: ACIM, Aliança Estratégica Londrina e Maringá, Decanter, CBN, Estação 43, Heineken Franco Chopp Delivery, RPC e Varejo180. (Fonte: Acil/Assessoria de Imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui